/governosp
Da Galícia para o mundo. A cantora Mercedes Peón é a nova darling da world music de origem européia. Entre outros países, na Espanha, Portugal, Bélgica, Eslovênia, França, Reino Unido e agora Brasil, onde se apresenta no Memorial, a cantora galega tem acolhida calorosa. Considerada a melhor artista de folkworld da Europa pela BBC (em 2001) e mais recentemente pela World Chart Europe, Mercedes recebeu da Espanha o Prêmio Nalcional de Música 2008. As palavras “energia”, “inovação”, “voz única”, “raiva e sentimento” e a expressão “terremoto musical” são usadas pela mídia espanhola para defini-la.
No Auditório Simón Bolívar, Mercedes Peón faz show exclusivo em 20 de agosto, às 21h, com entrada franca. A atração faz parte dos eventos paralelos da20ª Bienal do Livro de São Paulo, que este ano homenageia a Espanha. De 11 a 13 de agosto, São Paulo sediou o 7º Congresso Iberoamericano de Editores. A abertura solene foi no Memorial. Foi a primeira vez que esse evento se realizou no Brasil. Durante o congresso ficou claro o entusiasmo que toma conta dos editores iberoamericanos com as perspectivas que se abrem no mercado brasileiro (190 milhões de pessoas), com a obrigatoriedade do ensino de espanhol a partir de 2010.
Mercedes começou a ganhar popularidade apresentando um programa pela TGV (Televisión de Galicia), em que percorria vilas galegas a procura da tradição oral e das músicas mais ancestrais que compunham o repertório popular. Seus trabalhos atuais refletem muito desses anos de investigação cultural. Como se sabe, a Galícia é aquela região espanhola ao norte de Portugal cuja língua é muito parecida ao português e onde fica a mítica Santiago de Compostela. Ao longo dos séculos, por qualquer um dos Cinco Caminhos de Santiago, homens santos tem se dirigido a pé para a cidade onde teria sido encontrado (no séc. IX) o túmulo do apóstolo Tiago (que teria deixado a Palestina para converter o norte da Penísula Ibérica).
As composições de Mercedes Peón alternam ritmos frenéticos e melodías íntimas que se tornaram a voz feminina da música galega do século XXI, ao mesmo tempo tribal e moderna. É uma demonstração de que, mesmo em um mundo que é cada vez mais uma aldeia global, a arte milenar de localidades recôndidas encontra espaço para se expressar e é cada vez mais apreciada, especialmente se se apresentar airada pelos ventos da contemporaniedade.
Programa:
1- BEN LINDA
2-INGRÁVIDA
3-AICHÉ
4-CARENCIAS
5-A MIÑA
6-IGUALIÑA QUE OS AMIGOS
7- PARALÁ
8- INTERMEZZO
9- AS ÁS
10- AJÁRRATE
11-DESEU
12-ESE ÉS TI
13-NANAREGGAE
14-ADORRO GALIZA
Serviço:
Mercedes Peón
Dia 20 de agosto, às 21h
Memorial da América Latina – Auditório Simón Bolívar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda (ao lado do metrô)
Tel. 3823-4600
Grátis – entrada direta, sem retirada de ingressos.