/governosp
O embaixador Agustin Espinosa visitou a Fundação Memorial da América Latina, nesta quinta-feira, 14 de outubro de 2010. Ele foi recebido pelo presidente do Memorial, Fernando Leça, e pelo diretor do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina, Adolpho José Melfi. Ex-embaixador do Uruguai no Brasil, atualmente Agustín Espinosa é o diretor do Escritório de Representação no Brasil da Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib). Acompanhou-o Alice Pessoa de Abreu, vice-diretora deste mesmo organismo. Também participou da reunião Pedro Arsenian, gerente de relações institucionais do Memorial.
Contando com o apoio prévio de Enrique Iglesias, Secretário-Geral Ibero-Americano, o embaixador Espinosa queria conhecer de perto as atividades do Memorial, no que foi prontamente atendido. Ele recebeu de Fernando Leça uma coleção de livros editados pelo Memorial, que versavam sobre temas como ?liberdade de expressão?, ?Perón e Vargas?, ?Mercosul? e os ?Fundadores da América Latina?. Agostín destacou os objetivos comuns da Segib e do Memorial no que diz respeito à identidade, cultura e história dos países latino-americanos.
Tendo isso em vista, Espinosa aventou a possibilidade de parcerias futuras em projetos que enfrentem temas como ?água?, ?mudanças climáticas?, ?agronegócios? e ?ciência e tecnologia?, entre outros. ?A Secretaria-Geral Ibero-Americana tem que estar mais perto da América Latina?, comentou Espinosa, ?e o Memorial pode ser nossa cabeça de ponte?. Fernando Leça também destacou o interesse do Memorial em ações conjuntas com essa organização que de alguma forma conecta os países ibero-americanos.
Para sair das palavras e passar à ação, o embaixador Espinosa propôs a assinatura de um Memorando de Entendimento entre as duas instituições, visando projetos em nível latino-americano. Proposta aceita, o professor Melfi sugeriu atividades conjuntas no âmbito da Cátedra Unesco Memorial da América Latina. Fernando Leça aproveitou para reiterar o convite ao Secretário-Geral Iglesias para visitar o Memorial. E, já como desdobramento deste acordo a ser assinado em breve, o professor Iglesias poderá dar a Aula Magna de abertura dos trabalhos de 2011 da Cátedra Unesco Memorial da América Latina.
Texto: Eduardo Rascov
Fotos: Mônica Saraiva