Live no instagram será com a venezuelana Ylmary de Perdomo, na próxima sexta-feira, dia 26 de junho
O Memorial da América Latina traz, no próximo dia 26 de junho, às 19h, para o projeto Sexta Latina, a microempreendedora venezuelana Ylmary de Perdomo, refugiada, que veio com o marido, dois filhos e uma enteada para o Brasil, em março de 2016.
Ylmary era terapeuta ocupacional, mas, devido a sua condição de refugiada, teve dificuldades para atuar em sua área no Brasil. No dia das mães do mesmo ano, uma de suas filhas pediu que ela levasse algum presente para a professora. “Pensei em fazer um bolo de pote típico da minha terra”, conta. A receita fez sucesso e Ylmary passou a vender bolos e café da manhã na rua e a entregar por encomenda.
A iniciativa a levou ao projeto Empoderando Refugiadas, promovido pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), em São Paulo, e para a plataforma Migraflix, que promove o empreendedorismo intercultural por meio do Raízes da Cozinha.
Na live do Sexta Latina, Ylmary vai contar um pouco da sua história e da microempresa Tentaciones da Venezuela. A entrevista será feita pela diretora do CBEAL, Luciana Ginezi,
O ACNUR já é parceiro do Memorial da América Latina, junto com a Cáritas-SP e a Universidade Nove de Julho (UNINOVE), na promoção do curso de português para refugiados, que teve início em 2019. Desde então, 52 pessoas receberam o certificado de conclusão do curso, em duas turmas mistas, compostas de alunos de várias origens, incluindo Venezuela, Chile e Bolívia.
O projeto
Em tempos de isolamento, oferecer conteúdo de qualidade, que possa ser acessado de casa, tem sido uma alternativa às limitações impostas a todos nesse momento de pandemia. O projeto Sexta Latina, do Memorial da América Latina, vem se somar às inúmeras iniciativas do setor cultural de disponibilizar, nas diversas plataformas digitais, mais uma opção de cultura.
O Sexta Latina é uma iniciativa do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL). Toda sexta-feira haverá uma live com um convidado para falar sobre assuntos diversos da cultura latino-americana. Os encontros acontecem a partir das 19h.
A live será transmitida pelo Instagram oficial do Memorial, a partir das 19h: @memorialdaamericalatina
Sobre
Ylmary de Perdomo
É venezuelana, terapeuta ocupacional e dona da micorempresa Tentaciones da Venezuela. Vive com a família no Brasil desde 2016.
Luciana Ginezi
Doutora e Mestre em Letras pelo Programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (USP) e Especialista em Tradução Português/Inglês (USP – 2002), é atualmente diretora do CBEAL – Centro Brasileiro de Estudos da América Latina, departamento do Memorial da América Latina.
Serviço
Projeto Sexta Latina
Live com Ylmary de Perdomo
Instagram @memorialdaamericalatina
26 de junho, sexta-feira, às 19h