/governosp
O presidente do Memorial Fernando Leça participou, no dia 30 de agosto, de uma reunião do GRULAC – Grupo da América Latina e Caribe, no Consulado da Venezuela. Na conversa com o corpo diplomático presente, falou-se que o Memorial poderia passar a ser um agente catalisador e, especialmente, o “locus” de uma política de estado para o incremento do comércio e do investimento com os países da América Latina.
O Presidente do GRULAC, Embaixador Salvador Arriola, Cônsul-Geral do México em São Paulo, manifestou grande satisfação ao receber a notícia e mencionou que os cônsules sentiam falta de um local para atender, sobretudo, aos interesses das pequenas e médias empresas da região.
Mas o encontro não tratou só de negócios. A cultura permeou a conversa entre os membros. O cônsul do México mencionou que se encontraria proximamente com a Secretária de Educação, para tratar da Rede Latino-americana de escolas com nomes de países e próceres latino-americanos.
A idéia é juntar esforços para fornecer equipamentos (computadores) e apoio a essas escolas para que se possa iniciar o ensino do espanhol o mais rapidamente possível.
Leça pediu que cada consulado trouxesse ao Memorial um escritor de seu país, por ano, para o projeto “Café Literário”, que deve iníciar em 2008 e pediu subsídios para que a exposição “Natal na América Latina” fosse realizada no Memorial, em dezembro, mostrando como se comemora a data em cada país da região.
Fonte: Gerência de Relações Institucionais do Memorial