/governosp
A Fundação Memorial da América Latina tem dedicado significativo espaço à pesquisa sobre temas da região, produzida por autores locais. Entre vários projetos da Fundação, o Foro Permanente de Reflexão sobre a América Latina, vinculado à Cátedra UNESCO Memorial da América Latina, iniciou em 2010 um programa de seminários que agora estão registrados em livros. A coleção será inaugurada no dia 10 de outubro próximo, com o lançamento de três títulos: O impacto do microcrédito para a mulher latino-americana; Aids na rota da esperança; e Viagem à América Indígena: do Eldorado à cidade contemporânea. No lançamento, que ocorrerá na Biblioteca do Memorial, às 19 horas, comparecerão os três autores. Eles apresentarão uma síntese atualizada das teses defendidas no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo – Prolam / USP.
Claudia Forte pesquisou, no seu doutorado, a expansão das políticas de microcrédito na América Latina e o caso das mulheres empreendedoras brasileiras e colombianas. Ladislau Dowbor, Márcio Braga, Renato Seixas e Cremilda Medina (organizadora dos seminários e dos livros) também participam da edição. Quem apresenta os títulos da coleção é Adolpho José Melfi, Diretor do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina e idealizador do Foro.
O segundo livro, também resultante de outro seminário do ano passado, aborda a linguagem das campanhas preventivas da Aids. A pesquisa de Sônia Geraldes é complementada pelos ensaios de José da Rocha Carvalheiro, Carlos Sandano, Edson Capoano e Cremilda Medina. Esse estudo, que levantou, em particular, a situação da mulher mexicana e da mulher brasileira, também se desenvolveu no Prolam / USP.
Na tese de doutorado (Prolam / USP) de Pedro Ortiz comparece o tema das populações indígenas em cidades como São Paulo e Santiago do Chile. Paralelamente, Enrique Amayo Zevallos, Edson Capoano e Cremilda Medina refletem sobre culturas ancestrais nas sociedades contemporâneas; e Sinval Medina complementa com um fragmento de romance inspirado no encontro dos primeiros habitantes com os navegadores europeus no século XVI.
O programa se ampliou a outras universidades no primeiro semestre de 2011 e, em breve, mais dois livros serão lançados no Memorial da América Latina.
Serviço
Lançamento da Coleção Foro Permanente de Reflexão sobre a América Latina
10 de outubro de 2011 (segunda-feira), 19h
Biblioteca Latino-Americana – Portão 5
Estacionamento (pago) – Portão 4
Fundação Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Metrô Barra Funda
São Paulo / SP
Informações
eventoscbeal@memorial.sp.gov.br
Tel.: (11) 3823-4780
Entrada franca