/governosp
São Paulo, 23 de março de 2009.
No mês em que comemora 20 anos, o Memorial da América Latina reabre a temporada de concertos no dia 28 de março, sábado, ás 21h, com a Orquestra Jovem Tom Jobim. E no dia 29, domingo, às 19h, recebe a Banda Sinfônica Jovem do Estado. Ambas apresentações têm entrada franca.
A Orquestra Tom Jobim abre sua temporada 2009 no com novos bolsistas. Para este espetáculo, o maestro Roberto Sion preparou um programa somente instrumental, onde peças mais leves, como A Rã (João Donato) e Agora Sim (Luis Alves), contrastam com a densa Fuga nº 9 de Astor Piazzola, orquestrada por Nelson Ayres. A obra principal será a reapresentação da suíte Album de Retratos, de Edmundo Villani, primeira peça especialmente escrita para esta orquestra.
Formada por 50 músicos bolsistas com idade entre 13 e 25 anos e ligada à Escola de Música do Estado de São Paulo Tom Jobim (EMESP), a Orquestra Jovem Tom Jobim é uma resposta concreta ao futuro da música e, principalmente, para o jovem músico brasileiro. Objetiva o resgate de obras tradicionais de grandes compositores brasileiros, a dedicação à obra do grande mestre Tom Jobim, e a pesquisa e a experimentação musical.
Sua formação sinfônica (cordas, madeiras e metais), somada à sessão rítmica (pianos, contrabaixo elétrico, guitarra, bateria e percussão), faz dela um corpo musical sui-generis que amplia consideravelmente as fronteiras da música.
A Banda Sinfônica Jovem do Estado traz para o Memorial o espetáculo “A PAIXÃO DE CRISTO”, sob regência é de Mônica Giardini.
Formada por 75 músicos bolsistas, a Banda Sinfônica Jovem do Estado foi criada em 1993, sob a regência de Mônica Giardini. Em mais de 15 anos de atividades, têm executado composições originais para Banda Sinfônica, arranjos de autores consagrados da música erudita e obras do repertório popular. A Banda, ligada à Escola de Música do Estado de São Paulo Tom Jobim (EMESP) participa de importantes eventos na capital e no interior do Estado, com atuações em óperas, poemas sinfônicos e em obras como a primeira audição da ópera Treemonisha de Scott Joplin e Paulistana Retrato de uma Cidade de Billy Blanco. Entre os convidados que recebe, estão nomes como o do maestro húngaro Lazslo Marosi e solistas como Hector Costita, Isaías e seus Chorões e Naná Vasconcelos.
Serviço:
Orquestra Jovem Tom Jobim
Dia 28 de março de 2009, sábado, às 21h
Entrada franca (sem distribuição de ingressos)
“A Paixão de cristo”, com Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo
Dia 29 de março de 2009, domingo, às 19h
Entrada franca
Memorial da América Latina/ Auditório Simón Bolívar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda (ao lado do metrô)
Portões 12 a 15