/governosp
São Paulo, 11 de maio de 2009.
O Memorial da América Latina inaugurou a exposição “Allende: Manos insitu – Homenaje a los trabajadores”, com pinturas e assemblages do artista plástico chileno Coquimbo Miranda, no dia 18 de maio, segunda-feira. A mostra foi organizada para comemorar o centenário de nascimento de Salvador Allende (1908-1973), no ano passado e ficará em cartaz nas galerias laterais do Auditório Simón Bolívar, com entrada franca.
Em suas obras, o chileno radicado em São Paulo trata as questões sociais de uma forma crítica e humana, propiciando um olhar poético sobre o legado de Allende. A mostra homenageia plástica e poeticamente aqueles aos quais o ex-presidente chileno dedicou a sua vida: cidadãos comuns, trabalhadores, mestres em seus diversos ofícios.
A força extraída das mãos de cada trabalhador é transformada em obra de arte pelas mãos do artista chileno, que transita na contemporaneidade com referências nas vanguardas do século XX. Cada obra em seus detalhes revela a sensibilidade do artista em captar o essencial do trabalho humano e transformá-lo em poesia.
Ao trazer esta exposição a público, o Memorial, em sua missão integradora, junta-se ao artista nas suas homenagens a Allende e a cada trabalhador retratado, que, com seu suor, contribuíram e contribuem para a construção de seu país e de uma América Latina mais próspera.
Allende: Manos insitu – Homenaje a los trabajadores
Período: a confirmar
Horário: de terça a domingo, das 9h às 18h
Abertura: dia 18 de maio ás 19h.
Memorial da América Latina/ Auditório Simón Bolívar (galerias laterais)
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô)
Tel. (11) 3823-4600
Entrada franca