/governosp
São Paulo – Que tal participar do mais novo grupo de coral do Estado de São Paulo? O Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL), diretoria acadêmica do Memorial da América Latina, em parceria com a Diretoria de Atividades Culturais (DAC), dá início ao Coral da América Latina nesse semestre, com previsão de início dos ensaios em setembro e apresentações do Auto de Natal Latino-americano com as músicas Misa Criolla e Navidad Nuestra em diferentes espaços da capital paulista ao longo do mês de dezembro.
O projeto musical é gratuito e aberto à população sem qualquer pré-requisito, bastando apenas ter mais de 18 anos e gostar de cantar. Os ensaios vão ocorrer presencialmente no auditório da Biblioteca Latino-Americana (Portão 2) sempre às quintas-feiras, das 19h às 22h, a partir de 21 de setembro. Com capacidade para até 100 participantes, os interessados devem se inscrever até o dia 20 de setembro pelo formulário https://forms.gle/wjLhw4pnHP6sXHt26.
De acordo com Pedro Mastrobuono, diretor-presidente do Memorial da América Latina, a inauguração de um coral no Memorial da América Latina faz parte das premissas da nova gestão em recuperar os valores originais da Fundação. “O Memorial deve voltar a se tornar uma referência no que se diz respeito à promoção das artes latino-americanas. O coral, ao trazer as canções hispano-americanas, estabelece uma ponte entre a criação musical dos nossos vizinhos e o público brasileiro”, explica.
O Coral contará com a direção artística e a regência de Marcello Amalfi, pós-doutor em Macro-harmonia, uma proposta de formação para compositores de música das artes da cena, pela Universidade de São Paulo (USP) e em Música das Artes da Cena pela Universidade de Brasília (UnB). É compositor de trilhas sonoras e música original para mais de setenta espetáculos e atualmente leciona na Universidade de Belas-Artes de São Paulo.
A direção cênica ficará por conta de Daiana Felix Pereira (Dáda Felix), doutora em Artes Cênicas pela USP com experiência em expressão vocal, performance de palco e regência coral.
Os ensaios estão previstos para acontecerem até 14 de dezembro. Depois disso, o grupo fará suas apresentações oficiais no Memorial da América Latina e em outros espaços da capital paulista, em datas e locais a serem definidos oportunamente. O Memorial fornecerá certificado aos participantes do coral.
Sobre as canções
O Coral da América Latina vai se preparar, ao longo do semestre, para apresentar o Auto de Natal Latino-Americano, que é composto pelas obras Misa Criolla e Navidad Nuestra, de autoria do maestro argentino Ariel Ramirez (1921-2010). As canções têm como base diferentes ritmos hispano-americanos e é cantada em idioma espanhol.
Misa Criolla é uma obra musical de Ramirez para solistas, coro e orquestra, de natureza religiosa e folclórica, feita para dois tenores-solo, coro misto, percussão, piano e instrumentos tradicionais da região dos Andes. A peça, considerada uma das obras máximas da música argentina, foi inspirada por duas religiosas alemãs, Elisabeth e Regina Brückner, que, durante o nazismo, ajudaram com alimentos os prisioneiros de um campo de concentração.
Seu texto é em língua espanhola, traduzido e adaptado dos textos litúrgicos por padres, em que, cada parte, é interpretada com ritmos diferentes, que correspondem a regiões diferentes da Argentina.
Simultaneamente com a Misa Criolla, Ramirez compôs Navidad Nuestra, com letra de Félix Luna, e incluída como lado B do álbum de lançamento. Ambas as obras estão relacionadas e em algumas oportunidades já se acreditou que a Navidad Nuestra, ou alguns de seus temas, fizessem parte da Misa Criolla.
É uma das obras mais populares de música religiosa na América Latina e também é muito popular entre os corais amadores.
SERVIÇO:
Coral da América Latina
Repertório: Misa Criolla e Navidad Nuestra
Inscrições: até 13 de setembro pelo formulário https://forms.gle/wjLhw4pnHP6sXHt26
Pré-requisito: ter mais de 18 anos
Capacidade máxima: 100 inscritos
Participação gratuita
Ensaios
Dia da semana: quinta-feira
Datas confirmadas: 14/09, 21/09, 28/09, 05/10, 19/10, 26/10, 09/11, 23/11, 30/11, 07/12, 14/12
Horário: das 19h às 22h
Local: Auditório da Biblioteca Latino-Americana. Rua Tagipuru, nº 500 (próximo à estação Barra Funda – linha vermelha de metrô, CPTM e rodoviária). Portão 2 do Memorial da América Latina (sentido Praça Cívica).
Mais informações: contato.cbeal@memorial.org.br