

A partir do dia 18 de dezembro, o Memorial da América Latina passa a abrigar oficialmente o Centro de Integração da Cidadania do Imigrante (CIC do Imigrante), fruto de uma parceria entre a Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) e a Fundação Memorial da América Latina. A iniciativa nasce com o propósito de ampliar o acesso a direitos, fortalecer vínculos comunitários e oferecer atendimento humanizado para imigrantes que chegam ao Estado de São Paulo em busca de novas oportunidades.
Com atendimento 100% gratuito, o CIC do Imigrante desempenha um papel essencial no enfrentamento das vulnerabilidades sociais e na promoção da cidadania. A Secretaria, que já coordena diversos programas voltados a direitos humanos e assistência social, traz ao Memorial sua expertise técnica e institucional para oferecer atendimento qualificado, seguro e abrangente.
“O Memorial da América Latina tem como missão celebrar as culturas e histórias dos povos latino-americanos e, portanto, acolher o CIC do Imigrante é mais que uma ação administrativa: é um gesto político, simbólico e afetivo”, enfatiza o presidente da fundação, Dr. Pedro Mastrobuono, para quem o Memorial irá se tornar, ainda mais, um território de encontro, diversidade e integração, aproximando cidadãos brasileiros e estrangeiros e ampliando o sentimento de pertencimento daqueles que chegam ao país.
Com a chegada crescente de imigrantes ao Brasil, especialmente ao Estado de São Paulo, é fundamental garantir políticas coordenadas de apoio, inclusão e proteção de direitos. O CIC do Imigrante funciona como porta de entrada para regularização, orientação jurídica, acesso a serviços públicos, empregabilidade e inclusão social, reduzindo barreiras burocráticas e ampliando oportunidades.
O novo espaço oferecerá atendimento gratuito, com funcionamento das 10h às 17h, prestado por equipes formadas e capacitadas pela Secretaria da Justiça e Cidadania, em cogestão com o Memorial.
Entre os serviços disponíveis para o imigrante, está a regularização migratória; para o público geral também serão oferecidos serviços como emissão de CPF, emissão de segunda via de contas, emissão de segunda via do Título de Eleitor, agendamento de RG, criação de conta Gov.br, criação da Carteira de Trabalho Digital, agendamentos para Receita Federal, INSS e CNH, acesso a direitos e serviços públicos, boletins de ocorrência, solicitação de atestado de antecedentes criminais, entre outros.
Além disso, o serviço contará com orientação e acolhimento de denúncias relacionadas à diversidade sexual, população negra e indígena, mulheres, tráfico de pessoas, violência doméstica, atendimento às vítimas (CRAVI), programas de defesa da cidadania e outros.




