/governosp
Com o tema Mediação Linguística Intercultural como Garantia de Direitos Humanos, evento acontece no dia 4 de outubro, a partir das 19h30
Na próxima segunda-feira, 4 de outubro, o Memorial da América Latina realiza o Seminário de Abertura das atividades de pesquisa, ensino e extensão do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL), sobre Formação de Tradutores e Intérpretes Comunitários.
O Seminário de Abertura tem como tema “Mediação Linguística Intercultural como Garantia de Direitos Humanos” e abordará questões linguísticas, migratórias, culturais e sociais.
O evento contará com falas expositivas da Profa. Dra. Sabine Gorovitz, da Universidade de Brasília; da Profa. Dra. Teresa Dias Carneiro, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; de Silvia Sander, Associada Sênior de Proteção, da Agência da ONU para Refugiados – ACNUR; e da Profa. Dra. Luciana Latarini Ginezi, Diretora do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (Cbeal) do Memorial da América Latina.
O evento será transmitido pela plataforma Zoom no link a ser divulgado para os inscritos e pelo canal do YouTube do Memorial da América Latina pelo endereço: www.youtube.com/MemorialdaAmericaLatinasp. Haverá emissão de certificados para participantes do Zoom.
Bolsas de pesquisa
O encontro virtual marca o início das atividades previstas pelo edital de concessão de bolsas 02/2021 realizado pela Fundação Memorial da América Latina e com resultado homologado em 27 de setembro. Os nove bolsistas aprovados farão pesquisas coordenadas sobre tradução e interpretação comunitária para pessoas em situação de refúgio ou apatridia, e para pessoas surdas ou ensurdecidas no contexto de deslocamentos forçados ou indígena.
Sobre as palestrantes:
Sabine Gorovitz
Professora doutora associada do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução da Universidade de Brasília. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Mobilang. É orientadora dos bolsistas do Memorial da América Latina.
Teresa Dias Carneiro
Doutora em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Integra o corpo docente do Departamento de Letras da PUC-Rio. É tradutora profissional de inglês e francês e intérprete comercial (TPIC).
Silvia Sander
Formada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestranda em Estudos sobre Refúgio e Migrações Forçadas pela Universidade de Londres. Especialista em Direito Constitucional com experiência em assessoria jurídica em direitos fundamentais. Atua como Associada de Proteção da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) coordenando a unidade de proteção do ACNUR para o sul, sudeste e Bahia.
PROGRAMAÇÃO
Abertura e Mediação | Profa. Dra. Luciana Latarini Ginezi, Diretora do Centro Brasileiros de Estudos da América Latina (CBEAL) e coordenadora da Rede de Cooperação UNITWIN para integração da América Latina (UNESCO).
Palestra | A interpretação comunitária como direito linguístico | Sabine Gorovitz, Prof. Dra. Universidade de Brasília.
Palestra | Teresa Dias Carneiro, Prof. Dra. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Palestra | Silvia Sander, Associada Sênior de Proteção no Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).
Encerramento |
Serviço:
Seminário de Abertura das Bolsas CBEAL 2021
Tema: Mediação Linguística Intercultural como Garantia de Direitos Humanos
4 de outubro, das 19h às 20h30
Haverá emissão de certificados para participantes do Zoom.
Inscrições: https://forms.gle/94SG1H9g7NgE66g87