/governosp
As obras dos artistas podem ser acessadas no site da instituição, a partir de 25 de outubro
A uruguaia Petrona Viera e o Grupo OPNI apresentam seus trabalhos na galeria virtual “Uma Janela para a América Latina”, no site do Memorial da América Latina, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a partir de 25 de outubro.
Petrona Viera (1895-1960) é considerada a primeira pintora profissional do Uruguai. Seus trabalhos são fundamentados a partir de cores planas, sem modelagem, buscando realizar uma pintura sem volume, com desenhos austeros nos detalhes, com cores fortes. As obras da artista são variadas e contemplam retratos familiares, brincadeiras infantis, paisagens e uma série de nus.
O Grupo OPNI, coletivo criado em 1997, é um projeto que tem como objetivo grafitar todos os muros, cantos, vielas e casas da Vila Flávia, em São Mateus, periferia de São Paulo, transformando-o em uma grande galeria de arte urbana, conhecida como Galeria a Céu Aberto.
O projeto já contou com a participação de diversos artistas, como os brasileiros Does, Schok, Finok, Ise, Jhoao Henr, Miau, Zefix, Onesto, Bonga, Binho, Gueto. Entre os estrangeiros, estão Shalak [Canadá], Shonis [Argentina], Aspi [Argentina], Ayslap [Chile], Baster [Chile], Sato [Espanha], Beli [Bélgica], Atsuo [Japão] e Joel [USA]).
A galeria virtual “Uma Janela para a América Latina” tem como objetivo divulgar a produção de arte latino-americana contemporânea para que ela chegue em qualquer lugar do mundo. Os artistas Paulo Von Poser e Ivan Ciro Palomino foram os primeiros a terem seus trabalhos expostos no espaço, inaugurado em junho.
Sobre
Petrona Viera
Petrona Viera (1895-1960) é considerada a primeira pintora profissional uruguaia. Ela iniciou sua formação artística com o pintor Vicente Puig. Posteriormente, radicada em Buenos Aires, na Argentina, passou por um período de formação e consolidação do seu trabalho como artista, tendo como mentor Guillermo Laborde.
Com Laborde, Petrona integrou a corrente Planista, movimento estético introduzido pelo pintor uruguaio José Cúneo e que influenciou a maior parte dos jovens artistas da década de 1920.
As obras da artista integram o acervo do Museu Nacional de Artes Visuais, no Uruguai.
Grupo OPNI
O Grupo OPNI foi criado em 1997, oriundo da Vila Flávia, localizada no distrito de São Mateus, zona leste de São Paulo. Sua sede é a Favela Galeria, local em que acontecem exposições, palestras e eventos de Hip-Hop e de manifestações populares, tais como o samba.
Em seu entorno está a Galeria a Céu Aberto, com obras de grafiteiros de diversas partes do mundo, que juntos colaboram para colorir e dar vida e voz aos moradores da periferia.
As obras da galeria podem ser vistas por meio de uma visita guiada, mediante agendamento.
Serviço
Uma Janela para América Latina
Site do Memorial da América Latina
https://memorial.org.br/uma-janela-para-a-america-latina/