Entrevista, gravada em 29 de abril, estará disponível ao público em 6 de maio, às 18h, no canal do YouTube e redes sociais do Memorial
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) participa, no dia 6 de maio, às 18h, de uma conversa sobre suas memórias, cultura latino-americana e democracia, em evento realizado pelo Memorial da América Latina. O encontro será transmitido pelo canal do YouTube e pelas redes sociais do Memorial.
A conversa foi gravada no dia 29 de abril e mediada pelo presidente do Memorial Jorge Damião e pela diretora do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL), Luciana Latarini Ginezi.
FHC relembrou encontros com artistas, intelectuais e políticos latino-americanos, como o poeta Pablo Neruda. O ex-presidente também contou da proximidade de personalidades brasileiras com lideranças chilenas, país que recebeu vários dos exilados que deixaram o Brasil durante a ditadura.
Outro ponto de destaque da conversa foi quando FHC falou sobre a importância das instituições para a democracia. Para o ex-presidente ” a participação popular no acompanhamento e decisões políticas é essencial para o fortalecimento e consolidação do regime democrático”. Segundo ele, a comunicação é fundamental para ampliar tal participação.
A entrevista foi dividida em quatro tópicos: “Memórias”, “A Academia Brasileira de Letras e a Cultura”, “A importância das instituições na democracia” e “O racismo estrutural no Brasil”.
Aos 89 anos, Fernando Henrique Cardoso continua atuando politicamente: é presidente de honra do Diretório Nacional do PSDB, do qual foi fundador em 1988, e da Fundação FHC, dedicada tanto à memória histórica como a estudos e debates sobre democracia e desenvolvimento. Apreciador de música clássica é também presidente de honra da Fundação OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, SP. E escreve uma coluna mensal para os jornais O Globo, O Estado de S. Paulo.
Assista a entrevista completa em nosso canal do Youtube: https://www.youtube.com/MemorialdaAmericalatinasp.
Sobre Fernando Henrique Cardoso
Fernando Henrique governou o país entre 1995 e 2002, numa gestão marcada por transformações sociais e econômicas que lançaram as bases do Brasil contemporâneo.
Como ministro da Fazenda do governo Itamar Franco, esteve à frente da equipe econômica que elaborou e implantou o Plano Real, programa exitoso que deu fim a décadas de hiperinflação no Brasil. Na mesma gestão, também foi chanceler (1992-1993).
Sua trajetória foi marcante em todas as áreas em que atuou. No campo acadêmico, o sociólogo foi professor, pesquisador e titular da cátedra de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP. Também desenvolveu estudos no exterior, durante exílio na época do regime militar. Foi, ainda, senador por São Paulo entre os anos 1983 e 1994.
Serviço:
Entrevista com o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso
Dia 6 de maio, às 18h
Acesse:
YouTube: https://www.youtube.com/MemorialdaAmericalatinasp
Instagram: @memorialdaamericalatina
Facebook: @memorialamericalatina