/governosp
As obras das artistas podem ser acessadas no site da instituição
O site do Memorial da América Latina lançou neste mês exposições com trabalhos da brasileira Cibele Fernandes e da argentina Meli Valdés na galeria virtual “Uma Janela para a América Latina”.
A artista Cibele Fernandes se apropria das tecnologias digitais e as utiliza como parte essencial do seu processo criativo, permitindo traçar paralelos entre os mundos físico e virtual. Na galeria estão trabalhos das séries Neurotransmissores e Microcosmos.
Em Neurotransmissores, a artista apresenta registros fotográficos da instalação realizada em 2019. O trabalho questiona as relações humanas e suas conexões.
Já a série Microcosmos foi feita a partir de estudos de fotografias microscópicas tiradas em laboratório. Com base nessas referências, Cibele cria digitalmente suas próprias células e microssistemas usando seu imaginário.
As obras da argentina Meli Valdés trazem um apurado senso de humor, com uma visão poética, sensibilidade e concepção própria da beleza. Os trabalhos apresentados no espaço virtual são das séries Dançarinos, Vidas, Divina Comédia e Minotauros Apaixonados.
Em seu trabalho, as figuras de corpos graciosos e flexíveis parecem se elevar e desafiar a gravidade. As poses e relações dos desenhos refletem estados emocionais e psicológicos e nos convidam a descobrir as histórias e o mundo enigmático da artista. Suas pinturas imaginativas revelam um universo repleto de personagens vivos, cores vibrantes e formas lúdicas.
A artista se inspira em elementos da mitologia, da cultura universal, da literatura e da simbologia e da fantasia onírica para desenvolver seu trabalho.
A galeria virtual “Uma Janela para a América Latina” tem como objetivo divulgar a produção de arte latino-americana contemporânea para que ela chegue em qualquer lugar do mundo. Já foram expostas obras, pinturas e fotografias de artistas brasileiros e estrangeiros, como: Freddy Mamani, Júnior Suci, Lúcia Mindlin Loeb, Stefan Schmeling, María Gloria Echauri | Malola, Gildásio Jardim, Sheila Oliveira, Jorge Marín, Petrona Viera, Grupo OPNI, Edu Simões, Lilian Camelli, Letícia Lampert, Dasha Horita, Mateus Silva, Claudia Casarino, Binho Ribeiro, Paola Delfín, Apitatán, Elaine Pessoa, Marcia Charnizon, Oliver Baldivieso, Tiago Santana, Marcos López, Paulo Von Poser e Ivan Ciro Palomino.
No final de 2022, o Memorial da América Latina lançou um catálogo que reúne algumas das obras que participaram do projeto. A publicação pode ser acessada no link: https://memorial.org.br/wp-content/uploads/2023/01/vers%C3%A3o-digital_Cat%C3%A1logo-Uma-janela-para-a-am%C3%A9rica-latina.pdf
Sobre as artistas
Cibele Fernandes
A brasileira Cibele Fernandes é artista visual multimídia, fotógrafa e cineasta. Em 2015, migrou para Sydney, Austrália, onde reside e trabalha.
Suas obras foram expostas em diversos museus e galerias. Dentre eles, Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), Museu Olho Latino, em Atibaia e acervo virtual Itaú Cultural. Em 2015, participou como artista convidada da exposição Arte em Campo, na Galeria Olido, em São Paulo.
Em 2019, na Austrália, a artista foi a representante do Brasil na exposição individual no Bondi Pavillion Gallery, com o patrocínio do Festival Latino-americano.
Meli Valdés
A argentina María Amelia (Meli) Valdés Sozzani estudou História da Arte na Universidade de Pisa, Itália.
Seus trabalhos foram expostos em galerias, feiras e museus da Argentina, Estados Unidos e Itália e integram coleções públicas e privadas.Meli vive e trabalha em La Plata, Argentina.
Serviço
Uma Janela para América Latina
Site do Memorial da América Latina
https://memorial.org.br/uma-janela-para-a-america-latina/