/governosp
Memorial, cônsules latino-americanos e do Caribe e outras instituições criam forma inovadora de fomentar o ensino de espanhol
O Memorial da América Latina, o GRULAC (Grupo de Cônsules da América Latina e do Caribe), o Instituto Cervantes, o Portal Universia e o Banco Santander lançam a Rede Ibero-americana de Ensino Fundamental, em cerimônia no Auditório Simón Bolívar, com a presença de autoridades, educadores e estudantes, no dia 5 de dezembro. Esta iniciativa, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, visa apoiar escolas públicas batizadas com o nome de países ou personalidades latino-americanas e do Caribe.
Algumas escolas já homenageiam países e personalidades latino-americanas como a Escola Estadual República da Bolívia, Chile, Jorge Luis Borges, Simón Bolívar, Gabriela Mistral etc. No dia 5, Maria Helena Guimarães de Castro, Secretária Estadual de Educação, anuncia mais 8 novas escolas, somando 32 as escolas da rede estadual paulista que homenageiam os países ibero-americanos e do Caribe. O Memorial, os cônsules da AL e Caribe, o Instituto Cervantes e a Secretaria de Educação deram a essas escolas o formato de uma ?rede?, Rede Ibero-americana de Ensino Fundamental.
Como se sabe, em 2010 passa a ser obrigatório o ensino de espanhol em todas as escolas de ensino fundamental do país. A cada consulado caberá apoiar ?suas escolas? facilitando o ensino do idioma. Com a doação de 290 computadores pelo Banco Santander e o portal Universia, a idéia é fazer os alunos dessas escolas paulistas começarem a se comunicar em espanhol com alunos de escolas do país correspondente por ?chat?, que em espanhol se diz ?chateo? (se pronuncia chatêo).
A escola Republica Dominicana, por exemplo, instituiu como prêmio ao seu melhor aluno uma viagem, com o professor, para conhecer o país. É uma forma original de apoiar escolas públicas do estado de São Paulo e sensibilizar as crianças para a integração efetiva.
O lançamento terá a presença de Enrique Iglesias, secretário da Cumbre Ibero-americana. O uruguaio Enrique Iglesias, ex-presidente do BID e atual secretário da Cumbre Ibero-americana vem conhecer o projeto com a idéia de propor – na reunião de 2008 da Cumbre, em El Salvador – que os países da região façam o mesmo em suas escolas públicas, como contrapartida ao esforço integrador brasileiro.
Uma das escolas públicas de São Paulo recebe o nome de Joaquín Suarez, primeiro presidente uruguaio e fundador do Partido Colorado. Libertador dos escravos, ele foi desses raros políticos admirados até por seus adversários, que respeitavam seu patriotismo e retidão.
Além dos diretores de todas as escolas da Rede, autoridades educacionais e do corpo consular, estarão presentes cerca de 480 estudantes, representando a maioria das escolas. As escolas República do México, Gabriela Mistral e Joaquín Suarez farão pequenas apresentações musicais em espanhol.
REDE IBERO-AMERICANA DE ENSINO BÁSICO
Cerimônia de lançamento: 5 de dezembro, às 11h
Auditório Simón Bolívar / Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda
ENTRADA FRANCA