/governosp
No dia 20 de novembro, data em que o líder negro Zumbi dos Palmares foi assassinado, comemora-se o Dia da Consciência Negra. O Memorial da América Latina promove a reflexão sobre a condição do negro no Brasil e a importância da cultura afro-brasileira na integração e na formação da sociedade com palestras e espetáculos gratuitos nos dias 20 e 24.
No dia 20, às 20h, será apresentado o espetáculo Mistura Popular Brasileira, de Luiz Melo, com as convidadas Letícia e Rose Calixto no Auditório Simon Bolívar. Elas interpretarão grandes sucessos de vários estilos da MPB, do samba de exaltação à Velha Guarda; do samba romântico ao xote, forró e baião. O show terá também gafieira e samba enredo.
Na sexta-feira, dia 24, às 20h, no mesmo palco, a Jazz Sinfônica, sob regência de João Maurício Galindo e direção do pianista Ubiratan Marques, apresenta o espetáculo Balé Ilu Ayê – Terra da Vida, que terá a participação de bailarinos dos grupos Okun Cultura Afro-Brasileira e Oromuietê do Amazonas.
O Dia Nacional da Consciência Negra no Memorial inclui ainda exposições de artistas plásticos e escultores no hall do Auditório Simon Bolívar e, durante todo o dia 24, a partir das 8h30 da manhã, haverá a Ação Afirmativa, uma série de atividades para debater o papel do negro na sociedade.
Temas como religiosidade, saúde, racismo, educação e justiça serão discutidos por especialistas, numa ação conjunta das secretarias do governo do Estado. Mais informações no site www.cultura.sp.gov.br.
Serviço:
Dia da Consciência Negra
Dia 20 – show Mistura Popular Brasileira
Dia 24 – apresentação do balé afro Ilu Ayê (ás 20h) e Ações Afirmativas (a partir das 8h30)
Memorial da América Latina
Auditório Simon Bolívar – portões 12 a 16
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô)
Entrada franca
Telefone para informações: (11) 3823-4600