/governosp
Há 200 anos, começava o processo de Independência argentino. Em 25 de maio de 1810, diante da queda do rei da Espanha, Fernando VII, patriotas se reuniram em Buenos Aires e escolheram independentemente a Primeira Junta do Vice-Reinado do Prata (no ano seguinte, o atual Paraguai se desligou desse arranjo político e tomou caminho próprio). Houve idas e vindas até que em 9 de Julho de 1816 se proclamou a República das Províncias Unidas na América do Sul. A Constituição de 1826 oficializou o nome de Argentina.
Para comemorar uma das Datas Nacionais de seu país (a outra é 9 de Julho), o Consulado Geral da Argentina traz a São Paulo uma das atrações portenhas mais tradicional e conhecida internacionalmente, a Esquina Carlos Gardel, que também nomeia a casa de show e o restaurante de rara beleza.
Trata-se de um local de shows muito procurado por brasileiros que vão a Buenos Aires. O show em São Paulo é uma verdadeira noite portenha, com direito a bailarinos exuberantes, orquestra tradicional e intérpretes do tango imortal.
O espetáculo tem o apoio do Instituto de Promoção Turística da Argentina e é voltado à comunidade do país vizinho residente em São Paulo. 220 ingressos estarão disponíveis ao público em geral – gratuitamente – no próprio dia 25 de maio, a partir das 14h. Para saber mais sobre o show clique em www.esquinacarlosgardel.com.ar
Para os argentinos residentes em São Paulo, nada melhor do que se encontrar com a música que define a essência de sua pátria, conforme as palavras de Gabriel Soria, “Académico Titular de la Academia Nacional del Tango”, no site citado acima.
Lembrando que Carlos Gardel morreu em um acidente de avião em Medellín, Colômbia, em 24 de junho de 1935, Soria afirma que neste dia nasceu um mito, “um mito criado a partir da admiração, a partir do deslumbramento de uma voz e um sorriso que tudo pode. Além de um nome, essa palavra “Gardel” é um adjetivo, hoje “me sinto Gardel”. Seu som nos remete ao ser mesmo dos argentinos, um ser semelhante que nunca nos decepciona, que sempre nos sorri e que a cada dia canta melhor”.
Serviço:
Noite Argentina do Bicentenário:
Show de Tango & Dança Esquina Carlos Gardel
25 de maio, terça, 21h
Auditório Simon Bolívar. Entrada franca.
Obs.: Retirar o ingresso a partir das 14h do dia 25,
na bilheteria do Auditório Simón Bolívar.