/governosp
No último final de semana, nos dias 29 e 30 de outubro, o Memorial da América Latina, em parceria com o Consulado do México de São Paulo, realizou a Festa do Dia dos Mortos, comemoração tradicional da cultura mexicana que celebra a vida dos ancestrais, entes queridos que já se foram. O público, incentivado pelo espírito da data, ocupou os espaços da Fundação com fantasias, máscaras e pinturas faciais que remetiam principalmente a Catrina, caveira que simboliza a Dama da Morte, e Catrín, seu esposo.
No Espaço Multiuso, o Altar dos Mortos, parte da exposição fixa do Pavilhão da Criatividade, ganhou um complemento especial para a festa, com caveiras confeccionadas por estudantes da Escola Estadual México, adereços e homenagens ao ator brasileiro Domingos Montagner, tragicamente desaparecido no Rio São Francisco, e o cantor e compositor mexicano Juan Gabriel, ícone entre os mariachis de seu país, falecido em julho deste ano.
A Praça da Sombra do Memorial também recebeu uma feira gastronômica com pratos típicos tanto da cultura mexicana quanto da culinária latino-americana e uma exposição fotográfica do lado externo do Espaço Multiuso.
A programação ainda contou com apresentação de um grupo de mariachis, palestras temáticas e, no domingo, um concurso elegeu as melhores caracterizações de Catrina e Catrín. Os vencedores ganharam uma viagem à Florianópolis.