/governosp
Evento comemora os 50 anos do discurso de Martin Luther King e o centenário de Vinícius de Moraes
Texto: Caroline Borsatti.
“Eu tenho um sonho”. Impossível ouvir esta frase sem se lembrar do histórico discurso de Martin Luther king a favor da igualdade entre negros e brancos não apenas na América, mas em todo o mundo. Um sonho que vem motivando gerações até os dias de hoje.
E no ano em que se comemoram os 50 anos deste memorável discurso e também o centenário do poeta Vinícius de Moraes a 10ª Mostra Internacional de Cinema Negro homenageia o ator e cineasta Haroldo Costa, um dos grandes defensores dos direitos humanos dos afrodescendentes e o primeiro ator negro a atuar como protagonista no grande Teatro Municipal do Rio de Janeiro, estrelando na peça Orfeu da Conceição, de Vinicius de Moraes, em 1956.
Neste primeiro dia da mostra a Biblioteca Latino Americana exibe os curta-metragens: “Martin Luther King – O retumbar de um novo sentido”, de Alex Verlan e “Iemanjá”, de Alex Ramirez. Após a abertura no Memorial da América Latina, a Mostra prossegue em outras salas da cidade até o dia 30 deste mês. Para saber os dias, horários e locais de exibição dos demais filmes em cartaz durante a Mostra Internacional de Cinema Negro acesse: http://cinemanegro.moonfruit.com/
A mostra é organizada pelo antropólogo Celso Luiz Prudente e acontece na segunda-feira, dia 25, a partir das 19h, na biblioteca do Memorial da América Latina, com entrada gratuita. E nesta décima edição também vai homenagear a atriz Dú Moraes (ex-Frenéticas), o cineasta e agitador cultural José Celso Martinez Correa e ainda o ator João Acaiabe, que atuou nos programas infantins Bambalalão e Sítio do Pica Pau Amarelo.
Na abertura da mostra haverá apresentação do Hino Nacional Brasileiro pelo compositor e intérprete Lula Barbosa e Ave Maria interpretada pela cantora lírica Maria Luiza Passos de Mattos. E a entrega da estatueta Ofó de Xangô, obra do artista plástico Emanuel Araújo, ao ator Haroldo Costa.
Confira aqui as sinopses dos filmes em cartaz na mostra.
Serviço:
Abertura da 10ª Mostra Internacional de Cinema Negro
Dia 25 de novembro, às 19h.
Biblioteca Latino-Americana
Entrada Franca