/governosp
São Paulo, 20 de março de 2009.
O Memorial da América Latina completou 20 anos no mês de março e, para comemorar o aniversário, a Fundação apresenta uma programação especial para seus visitantes. O projeto Conexão Latina traz duas grandes cantoras, uma brasileira e outra cubana. Margareth Menezes une seu talento ao som de Tereza Morales, em show no dia 27 de março, sexta-feira, às 21h, no Auditório Simon Bolívar.
Juntas, elas cantarão “Gracias a la vida”, “Manhã de Carnaval” e “Guatanamera”. Margareth irá ainda assumir os vocais sozinha para mostrar o repertório de seu mais recente álbum, “Naturalmente”.
Neste novo trabalho, cujo primeiro single foi “Os cegos do castelo” (Nando Reis), a cantora baiana revela seu lado ‘cantriz’. E é justamente esta faceta de intérprete de música popular brasileira que Maga levará ao Conexão Latina de março. Neste show, ela cantará também “Um caso a mais” (Luis Represas), “Febre” (Zeca Baleiro e Lúcia Santos), “Gente” (Arnaldo Antunes, Marisa Monte e Pepeu Gomes), todas do álbum “Naturalmente”.
O repertório do show também inclui “FM Rebeldia” (Alceu Valença), “O quereres” (Caetano Veloso), “Passe em casa” (Margareth, Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte) e “Qual é” (Marcelo D2), cuja interpretação da baiana costuma surpreender o público.
Margareth estará acompanhada por seis de seus músicos de Salvador: Luciano Silva (teclado e sax), Alex Mesquita (guitarra), Adilmar Borges (baixo), Allan Amaral (bateria, Danilo Machado (teclado) e Osmar Purificação (percussão).
Margareth Menezes
Com mais de 20 anos de carreira, Margareth acumula conquistas, prêmios e shows nos quatro cantos do planeta. Ao todo, são 11 CDs lançados e dois DVDs, inúmeras turnês internacionais e destaque nos principais jornais do mundo, ilustrando as capas do The New York Times, Le Monde, Washington Post, entre outros, tendo sido considerada pelo jornal Los Angeles Times a “Aretha Franklin Brasileira”.
A fama, porém, não a fez se esquecer de suas origens e que, antes de ser artista, ela é cidadã. Em 2008, Margareth inaugurou sua Fábrica Cultural, projeto social realizado no bairro da Ribeira, na Cidade Baixa de Salvador, onde a cantora cresceu. A organização não-governamental funciona através de parceria com as escolas das Redes Municipal e Estadual de Ensino e oferece oficinas de arte-educação e cultura, língua portuguesa e estrangeira (inglês e espanhol), inclusão Digital e Esporte.
Também em 2008, Margareth lançou o CD e o DVD do Movimento Afropopbrasileiro, uma parceria sua com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
Teresa Morales
Teresa Morales é uma experiente cantora cubana, formada em Artes Cênicas e Piano na Escola Nacional de Arte de Cuba, tendo feito também curso de Canto e Folclore na Escola Ignácio Cervantes e de locução com professores particulares. Conta na sua bagagem com inúmeras apresentações como cantora e atriz nas principais cidades de Cuba e também no exterior.
O trabalho de Teresa está inteiramente baseado na tradição cubano-caribenha. Gêneros como rumba, salsa, bolero e merengue fazem parte do seu repertório.
O show é contagiante, dançante e dinâmico. Ela usa toda sua experiência como cantora e atriz para interagir e incendiar a platéia.
Serviço:
Conexão Latina: Margareth Menezes e Teresa Morales
Data: 27 de março
Horário: 21h
Memorial da América Latina/ Auditório Simón Bolívar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô)
Tel. (11) 3823-4600
Ingressos: R$ 10,00 (Bilheteria dia 26, das 14 às 19h, e no dia 27, a partir das 14h)