/governosp
O continente latino-americano é provavelmente o que mais passa por transformações no cenário da política internacional. Com o passado e o presente marcado por intensas lutas políticas, o atual quadro político-ideológico deste continente permanece ainda em franca ebulição e, como tal, indefinido. Que se pense na Colômbia, Equador, Bolívia, Venezuela e, mais recentemente, Honduras, onde o Brasil participou ativamente das questões internas desse país. Esses são apenas alguns exemplos. Mas, se nos tempos do autoritarismo militar nesse continente, a juventude latino-americana marcou sua presença contra as arbitrariedades dos governantes, hoje não é diferente. A canção popular, sempre presente em acontecimentos dessa magnitude, mantém hoje a mesma força de outros tempos lutando pelas liberdades democráticas.
Os objetivos desse curso é analisar o quadro político-ideológico latino americano, com especial ênfase à liderança política assumida pelo Brasil nos últimos dez anos. Questões como esta mudaram, entre outras coisas, as relações internacionais do Brasil com a América Latina, com reflexos nos Estados Unidos e na Europa, mas não só. É necessário, portanto, se conhecer as causas e conseqüências dessas mudanças. A juventude e a canção popular sempre tiveram papel de destaque no quadro político desse continente e, como tal, continuam mantendo sua participação contemporaneamente. Os exemplos são muitos e devem ser analisados e discutidos no decorrer do curso, justamente a partir dos movimentos políticos e sociais ocorridos nesse continente, especialmente dos anos sessenta até nossos dias.
Programação
1. América Latina: o quadro político do passado e do presente
2. A política dos Estados Unidos para a América Latina
3. Anos 70: a luta político-ideológica e a Operação Condor
4. Os casos de Brasil e Argentina
5. O Chile de Pinochet e a democracia
6. O Brasil e o quadro político contemporâneo internacional
7. Cultura e política da nova esquerda na A.L.: os casos de Venezuela,
Bolívia, Equador e Honduras
8. A política do Brasil para a América Latina
9. A redemocratização de Cuba
10. Os movimentos de resistência da juventude
11. Canção popular: o discurso da arte sobre a política I
12. Canção Popular: o discurso da arte sobre a política II
Áreas de interesse
Trata-se de um curso destinado aos estudantes de ciências humanas, sociais e políticas, músicos, acadêmicos, historiadores e aos cidadãos interessados em melhor conhecer a realidade sociopolítica e cultural do nosso continente.
Serviço:
Datas: 31 de março, 07, 14 e 28 de abril, 05, 12, 19 e 26 de maio, 02, 09, 16 e 23 de junho de 2010, às quartas.
Total de 12 aulas – Carga horária de 36 horas-aula
Horário: das 19h00 às 22h00
Local: Anexo dos Congressistas – CBEAL
Entrada: Acesso pelo portão 13 / Estacionamento: portão 15 (pago)
Informações: (11) 3823-4780 / e-mail: cursos@memorial.sp.gov.br
Inscrições: taxa única no valor de R$ 200,00 (duzentos reais). Horário e local da inscrição: de segunda a sexta, das 10h às 18h, no Centro Brasileiro de Estudos da América Latina – CBEAL / Anexo dos Congressistas, acesso pelo portão 13 – Memorial da América Latina. Serão concedidos certificados aos alunos com 75% de presença.
Vagas Limitadas.