

Em meio às comemorações do aniversário de 463 anos de São Paulo, a comunidade boliviana comemora na próxima terça-feira, dia 24, no Memorial da América Latina, a Festa de Alasitas, tradicional celebração em homenagem a Ekeko, o deus da abundância dos povos andinos. O festival conta com muita bebida e comidas típicas, danças folclóricas, músicas, exposição de artesanato e a esperada cerimônia da bênção das alasitas.
Alasita é a miniatura de qualquer objeto – casa, carro, diploma, dinheiro – que os bolivianos oferecem ao deus Ekeko na crença de que seus sonhos e desejos serão transformados em realidade. Ao meio-dia, quando as miniaturas são benzidas por padres e yatiri (curandeiros) e ganham a “centelha divina”, é que começa a festa.
A Festa de Alasitas é gratuita e aberta ao público – boliviano, brasileiro e de qualquer região. O evento acontece das 12h às 20h na Praça Cívica do Memorial, com abertura oficial às 15h. A tradicional festa da prosperidade boliviana é realizada desde 2014 na Fundação e faz parte do calendário oficial de eventos culturais da cidade.
O festival é uma parceria do Memorial, do Governo do Estado de São Paulo, com a Associação Gastronômica Cultural e Folclórica Boliviana “Padre Bento” Feira Kantuta.
Programação
- 12h – Abertura e Missa Tradicional
- 12h30 – Apresentação do Grupo Sicuris Qantati Ururi e Ekeko
- 13h40 – Segunda Missa Tradicional
- 14h10 – Apresentação do grupo musical Integración Andina e danças do grupo Kantuta Bolivia
- 15h – Abertura Oficial e apresentação do Ekeko
- 16h20 – Apresentação do grupo musical Integración Andina e danças dos grupos Salay Sumaj Kussy e Tinkus Jairas
- 17h30 – Apresentação do grupo musical Kachas e danças dos grupos Kantuta Bolivia, Wayna Lisos, San Simón e 10 de Febrero
- 18h40 – Show final com o grupo musical Kachas
- 19h – Encerramento
Serviço
Festa de Alasitas
Data: 24/01, terça-feira
Horário: das 12h às 20h
Memorial da América Latina – Metrô Barra Funda
Praça Cívica – Portões 2, 5 e 6
Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Entrada gratuita