/governosp
O evento realizado pela Secretaria de Estado Políticas para a Mulher ocorreu entre os dias 20 e 21 de setembro no Auditório Simón Bolívar
São Paulo – A implementação de políticas públicas de proteção às mulheres é o foco do debate do I Fórum da Mulher Paulista, realizado entre os dias 20 e 21 de setembro pela Secretaria de Estado de Políticas para a Mulher com apoio do Memorial da América Latina.
Esse foi o primeiro Fórum realizado pela pasta, junto da secretária Sonaira Fernandes, com a proposta de avançar nos direitos das mulheres.
Ao todo, 645 prefeituras do Estado de São Paulo foram convidadas para participar do evento, realizado no Auditório Simón Bolívar, que recebeu especialistas para apresentar painéis, palestras e seminários para discutir e promover estratégias de combate às violências contra as mulheres.
Para promover as pautas e levantar o debate sobre o assunto, o Fórum contou também com a presença de gestores municipais, parlamentares e representantes da sociedade civil.
O presidente do Memorial da América Latina, Pedro Mastrobuono, esteve presente no evento e comentou a importância do trabalho realizado no fórum, reforçando o papel do Memorial de se reencontrar com as suas vocações, sendo um aparelho multidisciplinar, idealizado por Darcy Ribeiro. “O memorial não está apenas recebendo o evento, oferecendo o espaço físico, mas sim trazendo para perto da pesquisa acadêmica um tema que é muito caro à sociedade brasileira e latino-americana. Nós queremos motivar pesquisas acadêmicas por meio das nossas bolsas de estudos e da Cátedra Unesco, aproximando também os corpos consulares e verificando tudo o que está sendo feito no país e também fora. Desse modo, podemos fomentar políticas públicas e dar base à ações concretas”, afirma Mastrobuono.
A secretária Sonaira Fernandes disse estar satisfeita com o resultado do evento, “Foi muito gratificante ver todas as regiões do estado de São Paulo comparecerem ao nosso I Fórum da Mulher Paulista. Foi um marco! Debatemos e recolhemos dados dos municípios presentes para focalizar as políticas públicas para as mulheres e também aprendemos muito com as palestrantes. O governo de São Paulo mais uma vez mostra o seu comprometimento com a prevenção e o combate à violência contra a mulher.”
Também estiveram presentes no evento o deputado Gilberto Nasicmento, Secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, e a Elza Paulina de Souza, Secretária Municipal de Segurança Pública, querida aliada do Memorial da América Latina.
“A atuação da GCM é mais regional e por isso pode auxiliar efetivamente com a pauta da mulher. É preciso ouvir o que as mulheres têm a dizer e incentivá-las a denunciar agressões”, declarou a secretária Elza, que foi uma das palestrantes do Fórum.
Ao fim do evento, são apresentadas cartas de recomendação voltadas às Políticas para Mulheres nos municípios e uma Carta de Sugestão ao Governador Tarcísio de Freitas, sobre a “Proposta de Inclusão das Políticas para as Mulheres na Pauta do COSUD – Consórcio de Integração Sul e Sudeste”, programado para outubro.
O documento foi assinado pela Secretária Sonaira Fernandes, pelo secretário-executivo da Casa Civil Edilson Costa, e pelo Presidente do Memorial Pedro Mastrobuono. “Um momento único, histórico. Governo de São Paulo avançando nos direitos das mulheres, fazendo a diferença no Memorial da América Latina”, conclui Mastrobuono.