/governosp
EX-SUB-SECRETÁRIO GERAL DA ONU LANÇA LIVRO E FAZ PALESTRA NO MEMORIAL NA PRESENÇA DO MINISTRO DA JUSTIÇA
DESENVOLVIMENTO PARA CÉTICOS é o instigante título do livro de Carlos Lopes e Thomas Theisohn, que a editora Unesp lança em 16 de março, no Memorial da América Latina. Com larga vida acadêmica e experiência em organismos multilaterias, os autores repensam o papel das agências internacionais de desenvolvimento. A noite de autógrafos acontece na Biblioteca Latino-americana Victor Civita, a partir das 18h30. O africano Carlos Lopes, ex-subsecretário geral da ONU na gestão Kofi Annan, falará ao público presente sobre o tema. Estão confirmadas as presenças do ex-ministro Rubens Ricúpero, atualmente diretor da faculdade de economia da FAAP.
Carlos Lopes, 46 anos, natural da Guiné Bissau, é especializado em desenvolvimento e planejamento estratégico. Os pontos altos de sua carreira incluem a criação de uma instituição de pesquisa aplicada de destaque na África Ocidental (INEP), a reforma do sistema de avaliação do PNUD, que vigorou por vinte anos, uma contribuição significativa para o novo desenho da cooperação técnica internacional, e a negociação do acordo fundiário no Zimbábue de 1998.
Lopes escreveu ou editou vinte livros, e lecionou em muitas universidades e instituições acadêmicas, incluindo Lisboa, Coimbra, Zurique, Uppsala, México, São Paulo e Rio de Janeiro. Ele é afiliado a muitas redes acadêmicas, ajudou a criar organizações não-governamentais e foi consultor da UNESCO, Comissão Econômica das Nações Unidas para África, SIDA (Agência Sueca para Cooperação e Desenvolvimento), GRET (Grupo de Pesquisa e Estudos Tecnológicos de Paris) e Ruraltec Switzerland. Carlos Lopes é membro de conselhos editoriais de muitas publicações e mantém presença regular em jornais e periódicos dedicados a assuntos sobre África, ciência política e desenvolvimento (com mais de 150 artigos publicados). Ele recebeu prêmios da Fundação Gulbenkian, Agência de Cooperação Suiça, SAREC, Rádio Difusão Portuguesa (ROP) e dos governos do México e do Brasil.
Depois de ter sido servidor público na Guiné Bissau, nas áreas de pesquisa, diplomacia e planejamento, Carlos Lopes iniciou sua carreira no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em 1988, como economista de desenvolvimento. Ele ascendeu rapidamente, ocupando vários cargos, incluindo Diretor Adjunto para Avaliação e Planificação Estratégica, Representante Residente no Zimbábue (onde também acumulou as funções de Representante da ONU, UNIFEM, Programa Mundial de Alimentos, UNAIDS e Diretor do Centro de Informação da ONU), Diretor Adjunto e a seguir Diretor do Departamento de Políticas de Desenvolvimento. Carlos Lopes, como Administrador Assistente do PNUD, foi membro do Grupo Executivo da sede, em reconhecimento ao seu papel crucial no desenvolvimento de serviços de aconselhamento sobre políticas descentralizadas e sistemas de gestão do conhecimento. Ele gerenciou o programa global do PNUD (com um portifólio de 1 bilhão de dólares) e atuou por mais de um ano no nível de Secretário-Geral Assistente. Em junho de 2003 se tornou Coordenador Residente das Nações Unidas e Representante Residente do PNUD no Brasil, país que possui o maior programa do PNUD no mundo.
Mais recentemente, ele ocupou o cargo de Subsecretário-Geral e Diretor Político, com funções de assessoria direta ao Secretário Geral das Nações Unidas, na sede da ONU em Nova Iorque.
Carlos Lopes tem vários diplomas do Instituto Universitário de Estudos do Desenvolvimento da Universidade de Genebra e um PhD em História, pela Universidade de Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Ele fala fluentemente inglês, francês, português e espanhol.
Para mais informações acesse o site da UNESP.
Serviço:
LANÇAMENTO DE LIVRO E PALESTRA DE CARLOS LOPES
Desenvolvimento para céticos (Ed.Unesp, São Paulo, 2007)
Autores: Carlos Lopes e Thomas Theisohn.
Data: 16 de março às 18h30 – Palestra com Carlos Lopes
19h30 – Coquetel de lançamento do livro
Biblioteca Latino-americana Victor Civita
Fundação Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 Portão 6
Fone 3823.4600
ENTRADA FRANCA