/governosp
O tributo ao cantor Sérgio Sampaio será na Praça da Mão, 20h
Alguns artistas da nova cena musical paulistana se reuniram para reverenciar um ídolo meio esquecido dos anos 70 – o cantor e compositor Sérgio Sampaio, que faleceu precocemente em 1994, aos 47 anos. Tatá Aeroplano e Gustavo Souza (Cérebro Eletrônico), Juliano Gauche (Banda Solana), Gustavo Galo e Gustavo Cabelo (Trupe Chá de Boldo), Meno Del Pichia e Zé Pi (Druques) formaram o grupo Bloco na Rua, em alusão aos 41 anos do grande sucesso de Sérgio Sampaio, Eu Quero é Botar Meu Bloco na Rua”, dos anos 70.
O Grupo Bloco na Rua faz uma homenagem ao disco Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua, o trabalho mais conhecido do artista considerado maldito, pois foi um grande compositor que não chegou a ser aceito no mainstream da MPB. Serão executadas todas as suas doze faixas. O espetáculo inclui três músicas surpresas e, no encerramento, a participação especial de Daniel Groove, que terá se apresentado antes no mesmo local.
“Eu quero é botar meu bloco na rua! Gingar, pra dar e vender!” Esse refrão de Sérgio Sampaio é uma verdadeira canção de resistência, um mantra. É a penúltima música do álbum Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua, lançado em 1973, pleno anos de chumbo, período em que a ditadura militar aumentou a repressão sobre quem discordava do regime antidemocrático. O álbum produzido por Raul Seixas tem muito de samba, choro e bolero, mas também faz referências ao rock n’ roll clássico e ao blues. Sérgio colocava em suas composições um discurso modernista, com uma revolta debochadaNaquela época, cantar era algo tão perigoso quanto se reunir com pessoas na rua. Qualquer coisa que os militares interpretassem como prejudicial ao “progresso” que estariam promovendo, era motivo para proibir a execução de músicas e até a prisão de artistas para averiguação.
Esse é um show para descobrir que o repertório de Sérgio Sampaio vai muito além do Bloco da Rua, apesar de ainda ser seu maior sucesso. O espetáculo faz parte do ciclo “Golpe Militar – 50 anos: Memória, História e Direitos Humanos”, série de atividades que promovem reflexões sobre a ditadura militar no Brasil. Além do Tributo a Sérgio Sampaio pelo Grupo Bloco na Rua, o sábado na Praça do Memorial está repleto de atrações. Confira a programação completa do dia:
Programação
5 de abril, sábado, das 11 às 20h
11h – Abertura com o Palhaço Gelatina
13h – Banda Cucamonga
14h Show de Malabares
14h30 – Apresentação de Perna de Pau
15h – Grupo Além da Lona
16 h – Banda Isca de Policia
Grupo criado em 1979 por Itamar Assumpção (1949 – 2003), com quem percorreu o mundo. Vange Milliet, Suzana Salales, Bocato, Luis Chagas, Marco da Costa, Jean Trad e Paulo Lepetit continuam se inspirando na modernidade de Itamar para manter viva sua trajetória inigualável, renová-la e seguir adiante.
18h – Daniel Groove
Além das novidades e surpresas, o cantor e compositor cearense radicado em Sampa apresenta canções de seu disco Giramundo, que flutua entre o rock, o brega e a MPB.
20h – Bloco na Rua
Show em tributo a Sergio Sampaio com Tatá Aeroplano e Gustavo Souza (Cérebro Eletrônico), Juliano Gauche (Solana), Gustavo Galo e Gustavo Cabelo (Trupe Chá de Boldo) e Meno Del Pichia (Druques e Zé Pi).
Bloco na Rua – Programa
1- Viajei de Trem – Sérgio Sampaio
2- Filme de Terror – Sérgio Sampaio
3- Cala a Boca, Zebedeu – Raul Sampaio
4- Pobre Meu Pai – Sérgio Sampaio
5- Labirintos Negros – Sérgio Sampaio
6- Eu Sou Aquele que Disse – Sérgio Sampaio
7- Leros e Leros e Boleros – Sérgio Sampaio
8- Não Tenha Medo, Não – Sérgio Sampaio
9- Dona Maria de Lourdes – Sérgio Sampaio
10- Odete – Sérgio Sampaio
11- Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua – Sérgio Sampaio
12- Raulzito Seixas – Sérgio Sampaio
13- Tem que Acontecer – Sérgio Sampaio
14- Foi ela – Sérgio Sampaio
15- Que Loucura – Sérgio Sampaio
4) Ficha técnica
Juliano Gauche – Voz
Tatá Aeroplano – Voz
Gustavo Galo – Voz
Gustavo de Souza – Bateria
Zé Pi – Guitarra
Gustavo Cabelo – Guitarra
Meno Del Picchia – Baixo
Produção Executiva : Silvana Ramalhete
SERVIÇO – Show Ditadura 50 anos
Grupo Bloco na Rua – Tributo a Sérgio Sampaio
5 de abril, sábado – a partir das 20h
Praça Cívica
Metrô Barra Funda
ENTRADA FRANCA