/governosp
O governador da província chinesa de Cantão, Huang Hua-Hua, o embaixador da China no Brasil, Chen Duqing, e a cônsul-geral da China em São Paulo, Li Jiaoyun, estiveram n o Memorial na manhã do dia 28 de agosto.
Em visita oficial ao Brasil, o governador de Cantão abriu uma brecha na sua disputada agenda para ver de perto as tradições latino-americanas no Memorial. A comitiva, formada por empresário e assessores, percorreu a pé os vários monumentos e edifícios criados por Oscar Niemeyer e que formam o complexo do Memorial da América Latina.
Como fazem as dezenas de turistas chineses que visitam o Memorial diariamente, a comitiva tirou fotos em frente à Mão, monumento criado por Niemeyer, e passeou pelo Salão de Atos, Galeria Marta Traba e Pavilhão da Criatividade, onde foi recebida pelo presidente do Memorial, Fernando Leça.
Eles se divertiram ao encontrar estudantes de escolas paulistanas, que faziam visitas monitoradas e quiseram saber tudo sobre ao cervo de arte popular latino-americana do Pavilhão da Criatividade. Lá está a maquete da América Latina, a qual a comitiva chinesa se ateve por vários minutos.
Fotos de Paloma Varón: o governador de Cantão Huang Hua-Hua brinca com estudantes brasileiros (primeira página), conversa com o presidente do Memorial, Fernando Leça, e passeia pelo conjunto arquitetônico.