/governosp
Por Daniel Pereira.
Em 2007, quando Gabriel García Márquez fez 80 anos, a Revista Nossa América deu de presente aos seus leitores um belíssimo e raro ensaio em que o Prêmio Nobel de Literatura de 1982 relatou, com minúcias, a primeira passagem do amigo Ernest Hemingway por Havana, onde, depois, o escritor norte-americano fixaria morada e, por 20 anos, escreveria algumas de suas mais importantes obras.
Neste 6 de março de 2018, homenageado na rede mundial, e passados quase três de sua morte, Gabo continua mais vivo do que nunca na memória afetiva da vasta legião de admiradores que deixou. Para o Memorial, essa ligação é ainda mais significativa: o escritor colombiano foi um dos expoentes da literatura mundial que contribuíram para o enriquecimento editorial da revista Nossa América. Suas obras estão em destaque na Biblioteca Latino-Americana e sua trajetória mereceu exposições aqui organizadas.
Para eternizar a gratidão pelo legado de sua obra, o Memorial criou mais um espaço cultural que leva o nome de Gabriel García Márquez. E, para matar a saudade da finesse de sua escrita, convidamos à leitura do ensaio que García Márquez fez para a edição nº 26 da Revista Nossa América do primeiro trimestre de 2007. Viva Gabo! http://memorial.org.br/revistaNossaAmerica/26/revista_26_port.pdf