FUNDAÇÃO
A Fundação Memorial da América Latina é uma instituição pública com autonomia administrativa e financeira, vinculada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e foi instituída em 1989 para gerir o Memorial da América Latina e cumprir sua finalidade pública.
Criada para promover a divulgação e o intercâmbio da cultura latino-americana, a Fundação atua como um ecossistema de produção cultural e de conhecimento aplicado, com a organização de cursos, seminários, publicações, exposições e eventos culturais; mantém biblioteca e um museu de arte popular latino-americana; também fomenta redes de pesquisa e difusão artística estimulando o encontro entre públicos diversos, pesquisadores e criadores do continente.
A governança institucional é exercida por um Conselho Curador e uma Diretoria Executiva, assegurando continuidade programática e responsabilidade pública na gestão do complexo cultural. No conjunto arquitetônico idealizado por Darcy Ribeiro e projetado por Oscar Niemeyer, considerado símbolo da Integração latino-americana, essas diretrizes se traduzem em programação, serviços e espaços que acolhem e dão visibilidade à diversidade de vozes do continente.
As diretrizes estratégicas atualmente adotadas, amparadas na missão e visão de futuro da entidade, foram formuladas pela gestão em curso (2023-2026), orientando as prioridades de ação, os compromissos com acesso e inclusão e a projeção do Memorial como referência cultural latino-americana.

