/governosp
“Que Tan Lejos”, filme equatoriano de Tania Hermida, é o grande vencedor do 2º Festival de Cinema Latino Americano de São Paulo. Ele foi escolhido pelo público que votou após assistir as sessões. A película trata da jornada de auto-descoberta de duas garotas, Esperanza e Tristeza, enquanto viajam pelas montanhas e costas de seu país. A diretora participou do Festival, mas não participou da cerimônia de premiação, nesse domingo, 29 de julho, às 19h, pois teve que retornar ao Equador no sábado. Além do troféu, o filme recebe do Memorial R$ 30 mil reais.
O prêmio de crítica é do filme chileno “Arcana”, de Cristobál Vicente. Conforme declarou a presidente do júri, a jornalista Maria do Rosário Caetano, na Sala 1 do Auditório Simón Bolívar, a obra foi escolhida “por seu rigor formal, pelo sofisticado trabalho de som, pela beleza de suas imagens e por seu olhar humanista. O documentário registra o último ano de funcionamento do Presídio de Valparaíso, de forma extremamente pessoal, ousada e vigorosa”. Além dela, formava o juri Cid Nader, do site Cinequanon, Ricardo Calil, da Revista Bravo, e Sergio Alpendre, da revista Paisà.
O terceiro a ganhar o Troféu Memorial da América Latina foi o cineasta mexicano Paul Leduc, o grande homenageado do 2º Festival de Cinema Latino Americano de São Paulo, pelo conjunto da obra. Depois da cerimônia de premiação, foi projetado o filme “Frida, Natureza Viva”, produção de 1986 de Leduc.
Clique aqui para saber tudo sobre o 2º Festival de Cinema Latino Americano de São Paulo.
Entre os mais votados do público, estão “Antonia”, “Cheiro de Ralo”, “Clube da Lua”, “Crônica de uma fuga”, “Estamira”, “A Idade da Peseta”, “Las Cruces”, “Mariposa Negra”, “Soy Cuba, o Mamute Siberiano”, além do grande vencedor, “Que Tan Lejos”.
O 2º Festival de Cinema Latino Americano de São Paulo reuniu 16 mil pessoas. Elas assistiram 120 filmes, vindos de 16 países do subcontinente latino-americano.
Obs.: Na foto acima, Fernando Calvozo (representando o filme equatoriano, Francisco César Filho, representado o filme chileno,e o cineasta Paul Leduc mostram o Troféu Memorial da América Latina, tendo ao lado Fernando Leça, presidente do Memorial, e o cineasta João Batista de Andrade, curador do Festival.
Confira a aula magna de Paul Leduc
Página de apresentação do festival
Portal Universia promove fórum sobre as mesas de debate do 2º Festival.
Veja como foi o primeiro Festival Latino-Americano de Cinema de São Paulo
Fotos do II Festival de Cinema Latino-americano
Foto de Érico Pedrosa