/governosp
Confira a programação e as sinopses dos filmes
Os ganhadores do Troféu Memorial da América Latina serão conhecidos neste domingo, 29 de julho, no encerramento do 2º Festival de Cinema Latino Americano de São Paulo. Embora o Festival não tenha caráter competitivo, serão contemplados os melhores filmes da mostra “Contemporâneos”, segundo o voto do público e da crítica. A produção vencedora da categoria “público” ganha ainda 30 mil reais. O terceiro agraciado com o troféu é o cineasta mexicano Paul Leduc, grande homenageado deste ano. Os três receberão um objeto de arte confeccionado a partir da “Mão”, escultura de Oscar Niemeyer plantada no centro do Memorial, na qual há um mapa estilizado da América Latina.
Entre outros, participam da festa os seguintes convidados o mexicano Hugo Rodriguez, produtor do Centro de Capacitación Cinematográfica, a uruguaia Mariana Secco, produtora filme “A Casca”, o mexicano Paul Leduc, homenageado pelo conjunto da obra, o cubano Pavel Giroud, do filme “A Idade da Peseta”, o mexicano Jorge Sanchez, diretor do Festival de Guadalajara, o uruguaio Carlos Ameglio, diretor do filme “A Casca”, os brasileiros Pablo Lobato Brasil, diretor do curta-metragem “Outono”, Cláudia Nunes, diretora do curta-metragem “Rapsódia do Absurdo”, Edgard Navarro, diretor do filme “Eu me Lembro”, Janaína Guerra, filha do diretor Rui Guerra, Lírio Ferreira Brasil, diretor do filme “Árido Movie”, Márcio Ramos, diretor do curta-metragem “Vida Maria” e Vicente Ferraz, diretor do filme “Soy Cuba, O Matute Siberiano”.
Paul Leduc proferiu aula magna no sábado, 28 de julho, às 14h, no mini-auditório do Anexo dos Congressistas. Entre 23 e 29 deste mês, o Memorial se tornou o centro nervoso da segunda edição de um festival que se consolida no cenário latino-americano como um espaço de encontro de gerações de cineastas, exibição de filmes não comerciais e reflexão sobre o cinema latino-americano. Mais uma vez, o Festival afirma sua vocação política, em oposição “à cinematografia ocupada”, como se refere João Batista de Andrade.
Sinopse dos filmes e programação Entrevista Paul Leduc Apresentação do Festival
Leia cobertura e ouça a íntegra dos debates:
1ª mesa: Cena aberta 2ª mesa: Parcerias 3ª mesa: Nova Geografia
4ª mesa: Ensino 5ª mesa: A Imagem Latino-americana
Portal Universia promove forum on line sobre os debates
Veja como foi a abertura do Festival
Veja como foi o 1º Festival de Cinema Latino Americano de São Paulo, em 2006.
Na foto: Felipe Macedo (diretor da Associação do Audiovisual), Luiz Zanin Oricchio (jornalista), Sérgio Muniz (cineasta), Fernando Leça (presidente do Memorial), João Batista de Andrade (cineasta), Francisco Cesar Filho (diretor da Associação do Audiovisual), Janaina Guerra (atriz) e Paul Leduc (cineasta mexicano).