/governosp
ASP Arte inicia parceria com Memorial da América Latina com a exposição Territórios Imaginados
Partindo de múltiplas linguagens, a exposição reúne o trabalho de quarenta jovens periféricos.
A ASP é uma Associação sem fins lucrativos que tem como objetivo principal desenvolver atividades de arte e educação com crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social.
Agindo como uma incisão necessária perante os diversos sucateamentos e violências que o sistema incide sobre os jovens os quais deveria cuidar, os projetos desenvolvidos pela ASP vem para bater de frente, mostrando a potência latente que a cultura oferece na construção do indivíduo.
Pensando nessas vulnerabilidades sociais, Daniela Machado criou o projeto ;Expresso, um curso de iniciação artística voltada para jovens que tiveram suas vidas atravessadas por passagem pela Fundação Casa e que vivem em ocupações de moradia. No projeto, os adolescentes entram em contato com uma variedade de linguagens artísticas para desenvolver não somente habilidades em arte, mas também trabalhar suas subjetividades, auto-estima, noções de cidadania e política, trabalhando um novo modo de se olhar e perceber no mundo.
Nessa segunda edição, quarenta jovens puderam experimentar linguagens como desenho, estamparia, produção musical, pintura, aquarela e escultura e o resultado é a exposição Territórios Imaginados, que inaugura a parceria institucional entre a ASP e o Memorial da América latina.
Com curadoria de Carollina Lauriano, e curadoria adjunta de Carla Cruz, a mostra reúne mais de 40 trabalhos criados pelos adolescentes durante o segundo semestre de 2023. Na mostra, observamos como os jovens discutem as noções de territórios, sejam eles geográficos ou subjetivos, abstratos ou figurativos. Essa noção de território perpassa a ideia de se reconhecer no mundo, poder afirmar suas raízes, mas também criar outros espaços possíveis de existência e resistência para corpos marginalizados.
A mostra tem sua abertura marcada para o dia nove de maio, com encerramento dia 24 de maio e será apresentada na Galeria Marta Traba, no Memorial da América Latina.
Curadoria: Carollina Lauriano
Curadora-Adjunta: Carla Cruz
Direção Geral: Daniela Machado
Data: 09 à 22 de maio
Horário: 13h às 17h
Local: Galeria Marta Traba
Entrada gratuita