/governosp
A TV Globo inaugurou neste domingo, dia 17, a exposição “Queridos Amigos”, no Memorial da América Latina com obras de artistas das décadas de 70 e 80, em homenagem à geração retratada na minissérie de Maria Adelaide Amaral. Queridos Amigos estréia no dia 18 de fevereiro. A exposição que ficará aberta ao público gratuitamente até o dia 24 deste mês apresenta 41 obras, de 19 artistas plásticos diferentes. São eles: Sérgio Sister, Ângela Rocha, Carlos Henrique Erick, Manoel Cyrillo, Alípio Freire, Sergio Ferro, Carlos Takaoca, Antonio Benetazzo, Siron Franco, Claudio Tozzi, Elifas Andreato, Rubens Gerchman, Antônio Henrique Amaral, Alex Flemming, Alípio Freire, José Roberto Aguilar, Wesley Duke Lee, Ana Durões e Ivald Granto.
A curadoria da exposição é de Denise Mattar, consultora das obras que aparecem na minissérie. Algumas das obras expostas também estarão presentes nos cenários de Queridos Amigos, como os quadros “Astronauta”, de Cláudio Tozzi e “Natureza Morta”, de Alex Flemming, e a escultura “AR”, de Rubens Gerchman. Já a abertura da minissérie é inspirada nos quadros de Elifas Andreato.
“Esta exposição está dando uma nova vida às obras”, comentou o artista plástico Cláudio Tozzi se referindo ao fato de a maior parte delas pertencer a coleções particulares. Na entrada, um painel com texto de Maria Adelaide Amaral apresenta a série: “Queridos Amigos tem sabor de paixão e compaixão, de balanço geral. História revivida e acerto de contas. Mas é, acima de tudo, uma história de fraternidade, de solidariedade, de tolerância e de afeto. E também um resgate da memória através da ficção”.
Em um dos ambientes da exposição, o público poderá folhear álbuns dos personagens da minissérie. Cada um dos queridos amigos tem o seu – customizados de acordo com seus perfis – com fotos de seus familiares e dos momentos inesquecíveis vividos com seus amigos. Os atores ficaram tão entusiasmados, que fizeram questão de mostrar “seus” álbuns no meio do agito do coquetel do lançamento da exposição.
O foyer do Memorial, que recebeu a autora, a equipe de direção, o elenco e alguns dos artistas plásticos da mostra, foi decorado pela cenógrafa Cris Ayrosa. Além de arranjos de flores embrulhados em jornais com as notícias da época em que se passa a trama, 1989, o piso foi coberto por um tapete com as cores da bandeira do Brasil em listras. O reencontro de amigos, tema da minissérie, foi a referência para as ilhas elaboradas pelo buffet Fasano.
Exposição Queridos Amigos
19 a 24 de fevereiro – 9 ás 18h
Foyer do Auditório Simón Bolívar
Entrada franca
Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664
Barra Funda/SP – Tel: (11) 3823-4600
fotos: Fábio Pagan (com exceção da primeira foto)