/governosp
“Televisão (do grego tele – distante e do latim visione – visão) é um sistema eletrônico de recepção de imagens e som de forma instantânea. Funciona a partir da análise e conversão da luz e do som em ondas eletromagnéticas e de sua reconversão em um aparelho – o televisor – que recebe também o mesmo nome do sistema ou pode ainda ser chamado de aparelho de televisão. O televisor ou aparelho de televisão capta as ondas eletromagnéticas e através de seus componentes internos as converte novamente em imagem e som.”
Wikipédia
A origem da televisão data dos anos 20, com os experimentos do russo Vladimir Kozmich Zworykin. Em 1924, já morando nos EUA, patenteou o ?iconoscópio?, que ele chamava de ?uma reprodução eletrônica do olho humano?. Mas o desenvolvimento comercial da telinha foi truncado pela Segunda Guerra Mundial. Com o fim dela, ressurgiu com toda a força nos EUA e na Europa. Em 18 de setembro de 1950, se dava pela primeira vez em domicílios brasileiros o milagre das ondas eletromagnéticas transmitidas de longas distâncias e transformadas em imagens e sons.
Para comemorar esses 59 anos de história, a PRÓ-TV – Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira organizou a exposição ?Marcos da Televisão Brasileira?. São 35 banners com fotos de artistas e os fatos que marcaram a televisão brasileira. Entre outros, podemos citar o ?Jornal Nacional? e a chegada do homem à Lua ? ambos completam 40 anos; o 1º beijo da televisão brasileira e a primeira novela colorida.
Também estarão expostos objetos, troféus, jornais, revistas, fitas e scripts, além da 1ª câmera usada na TV Tupi de São Paulo. Na exposição estarão os famosos bonecos e figurinos da TV Cultura, como Garibaldo, Glub-Glub, X-Tudo, a personagem Morgana e outros. Na noite de abertura, será entregue o Prêmio PRÓ-TV à personalidades televisivas, entre eles, Tony Ramos, Lima Duarte, Irene Ravache, Ana Rosa Correa e Carlos Miranda, o eterno Vigilante Rodoviário.
Esta exposição conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria de Estado da Cultura, do Memorial da América Latina, da Philips do Brasil e TV Cultura. A exposição acontece de 19 de setembro a 17 de Outubro, no Auditório Simon Bolívar.
Para agendar visitas monitoradas em grupo (associações e escolas entre outros) entre em contato com Lea Camargo e Patrícia Mayo, pelo telefone 11 3872 7743, por email protv.museudatv@gmail.com ou acesse o site oficial da exposição www.museudatv.com.br/marcosdatv
Serviço:
Marcos da Televisão Brasileira
Local: Foyer e galerias laterais do Auditório Simón Bolívar
Período: 19 de setembro a 17 de outubro
Horário: terça a domingo, das 9 às 18h.
Obs: ao longo do período, a visitação pode ser temporariamente interrompida, caso seja necessário para o bom andamento dos eventos no Auditório Simon Bolívar.
Fotos: Pró-TV