/governosp
Exposição, palestras, celebração Inca pela paz, músicas, danças ancestrais, comidas típicas e sorteio de prêmios. Assim a Fundação Memorial da América Latina celebrará neste domingo um acontecimento de grande importância para o estudo das civilizações do continente antes da chegada dos europeus: o encontro da "cidade perdida dos Incas", Machu Picchu.
Realizado pela organização Pax, que se dedica à promoção da paz mundial e ao estudo esotério, o festival Machu será aberto pela cônsul adjunta do Peru em São Paulo, Ana Tereza Lecaros, que falará sobre a "antropologia de Machu Picchu". Os grupos musicais Peru Inka e Kausachum apresentaram músicas tradicionais do Peru.
O historiador, antropólogo, arqueólogo e aventureiro americano Hiram Bingham – espécie de Indiana Jones da vida real – procurava entre as montanhas da cordilheira o lendário baluarte dos resistentes aos invasores, chamado Vilcabamba. Durante mais de 30 anos, a partir dessa cidadela, o último exército Inca combateu os espanhóis. A expedição de Bingham foi patrocidana pela Universidade de Yale e pela National Geographic Society. Mas Bingham achou outra cidade. Um conjunto urbano sofisticado e auto-suficiente, dividido em zona residencial, incluindo palácios, área de templos religiosos e pátios para a agricultura. Tudo isso no topo de uma montanha com 2400 metros de altura e de difícil acesso.
Serviço:
Evento: Centenário de Machu Picchu para o mundo
Data: 28 de agosto, domingo
Horário: das 10h às 19h
Local: Auditório Simón Bolívar .
Ingressos: 2 kg de alimento.
Informações www.pax.org.br e pax@pax.org.br
Fones (11) 2236.0244/2236.2726