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Apresentação:
A partir da década de 1980, a Literatura Brasileira incorpora, com maior ou menor grau de evidência, temáticas relativas à questão da diversidade, resultando em obras que procuraram dar voz – no âmbito da representação literária – aos diversos extratos da sociedade. Desse modo, observa-se uma profusão de narrativas em que o negro, a mulher, o marginal, o homossexual, enfim toda uma variada gama de representantes de camadas sociais tradicionalmente vitimizadas por processos discriminatórios e excludentes passam a ocupar um espaço de destaque na cena literária nacional.
É, aliás, nesse arcabouço ideológico que se inscreve uma nova vertente da literatura brasileira, que não apenas tematiza os extratos sociais acima referidos, mas procura torná-los componentes centrais da narratividade contemporânea, dando-lhes um papel de destaque em nosso universo ficcional e dotando-os de um olhar crítico que destoa da média dos personagens historicamente consagrados pela prosa de ficção brasileira. Vivendo uma espécie de deslocamento espacial, conseqüência mais palpável do deslocamento social assinalado, tais personagens personificam uma identidade dramaticamente híbrida, em que a idéia de descentramento acaba por promover ininterruptos deslocamentos estruturais, dando origem aos conceitos permeáveis e interagentes de descontinuidade e fragmentação, tudo isso plasmado numa representação estética em que o espaço urbano revela-se a tônica da narrativa ficcional.
Instaura-se, desse modo, uma espécie singular de realismo (sub)urbano, o qual rompe com a linearidade do realismo tout court e que, desde o advento do romance modernista, procura subverter as formas tradicionais de constituição espacial, desconstruindo a percepção unidirecional de homem e do mundo que ele habita e instaurando o diverso, o oblíquo, o instável no âmbito da composição narrativa.
Objetivo:
O objetivo principal do evento Entre a Diversidade e a Identidade: Segundo Encontro com a Literatura Brasileira Contemporânea é trabalhar os aspectos sociais, lingüísticos e estéticos que fundamentam e conformam nossa produção literária recente, destacando seus relacionamentos com os processos midiáticos e outros modos de composição e institucionalização do sistema literário brasileiro.
Dessa forma, tendo como parâmetros os conceitos de diversidade e identidade, pretende-se, especificamente: analisar as atuais tendências da Teoria Literária, a partir do conceito de pós-modernidade e refletir acerca da inserção crítica da Literatura Brasileira Contemporânea nesse contexto; relacionar, a partir de uma perspectiva crítica, a produção literária contemporânea e os suportes por meio dos quais a literatura é veiculada, formando assim um sistema literário; desenvolver uma percepção ampla da produção literária brasileira contemporânea, relacionando literatura e processos histórico-culturais contemporâneos (globalização, indústria cultural etc.); trabalhar a análise e crítica de obras literárias brasileiras contemporâneas, desenvolvendo habilidades analíticas voltadas para a relação entre os diversos suportes de veiculação da obra literária (livro, cinema, televisão, teatro etc.); e, finalmente, discutir a relação entre a literatura brasileira contemporânea, a historiografia literária e processos de midiatização da cultura letrada.
Programa
1. Literatura Brasileira Contemporânea e Romance (22/08/09)
a. Andréa Del Fuego
b. Sonia Manski
mediador: Maurício Silva
2. Literatura Brasileira Contemporânea e Poesia (29/08/09)
a. Fabrício Corsaletti
b. Edner Morelli
mediador: Joel Rosa
3. Literatura Brasileira Contemporânea e Conto (12/09/09)
a. Bruno Zeni
b. Leila Guenther
mediador: Rita Couto
4. Literatura Brasileira Contemporânea e Webliteratura (19/09/09)
a. Sandra Regina
b. Edson Cruz
mediador: Gil Veloso
Coordenadores Acadêmicos
Maurício Silva
Murilo Jardelino
Rita Couto
Horário e Local
Memorial da América Latina (Sala dos Espelhos)
Dias 22/08; 29/08; 12/09; 19/09
Sábados, das 10h. às 12h.