/governosp
O VIII Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura do Estado de São Paulo aconteceu no dia 13 de março, no Memorial da América Latina, com a presença do secretário da cultura do Estado, João Batista de Andrade, do presidente do Memorial, Fernando Leça, da deputada estadual Maria Lúcia Amary e de secretários de cultura, prefeitos, assessores e autoridades locais.
O evento, que acontece anualmente desde 1997, reúne prefeitos, secretários de cultura e diretores de departamentos municipais de todo o Estado para que eles mantenham contato e troquem experiências. “Este tradicional evento é uma excelente oportunidade para nos apresentarmos e trocarmos conhecimento sobre a interiorização da cultura, um dos pontos fortes da política cultural da nossa gestão”, disse Andrade.
Para abrir o encontro, o grupo folclórico Abaçaí fez uma apresentação de ciranda, ainda no foyer do Auditório Simón Bolívar, local do evento. Em seguida, eles foram levando o público em direção ao auditório. Quando todos se sentaram, começou uma apresentação do Quarteto Paulista, formado por dois violinistas, um violoncelista e um violonista, que tocaram uma peça do repertório de Mozart. Depois todos se levantaram e o hino nacional foi executado pelo grupo Jaruá, com tambores e violas.
Além das discussões sobre as políticas culturais municipais, os presentes comeram uma autêntica galinhada, do interior paulista, e assistiram à apresentação do Balé Folclórico de São Paulo, que encerrou o evento.