/governosp
O Coro Cantosospeso, de Milão, Itália, mais o Coral Luther King, de São Paulo, acompanhados pela Orquestra de Câmara do Teatro Municipal de São Paulo, executarão pela primeira vez nas Américas o “Miserere nº 2 in do minore”, do compositor G. B. Perlolesi. Também tocarão a “Cantata nº 4, “Christ Lag in Todesbanden”, de J. S. Bach. Este “concerto pela paz, pelos direitos humanos e contra todas as guerras” será realizado no foyer do Auditório Simón Bolívar in memoriam ao jornalista italiano Elzo Baldoni, vítima dos horrores da Guerra do Iraque, no dia 22 de agosto, às 20h00, com entrada fraca.
A direção artística é de Martinho Lutero, maestro ítalo-brasileiro radicado em Milão. Além do Memorial, o evento conta com o patrocínio do Assessorato alla Cultura della Provincia di Milano e da Comunidade Coral Luther King. O grupo italiano faz uma excursão por várias cidades brasileiras. Eles também passarão uns dias numa aldeia Kraó na região amazônica – após pesquisa, Cantosospeso incluiu em seu repertório cantos tradicionais Kraó.
Criada em 1987, a Associação Cultural Cantosospeso (Canto Suspenso) desenvolve um trabalho no campo da pesquisa e desenvolvimento de repertório coral extra-europeu e de preservação de cantos de povos sufocados pelo "progresso", pelo colonialismo cultural ou pelas rígidas leis do mercado. Seu objetivo é dar voz, tempo e espaço à preservação da memória de tais culturas e manter vivas as diversas maneiras de pensar no mundo e de pensar o mundo.
Da sua fundação até hoje realizou mais de trezentos concertos nas principais cidades italianas e participou de importantes tournees artísticas:
* Brasil (1994) apresentando-se em 13 concêrtos,um dos quais a Abertura do Festival de Música Contemporânea de São Paulo
* Burkina Faso – África (1996) primeiro coro italiano a se apresentar numa aldeia africana
* Cuba (1997) participando no Festival Internacional de Coros de Santiago, e ainda mais 10 concertos cruzando toda a Ilha.
Martinho Lutero
Martinho Lutero Galati De Oliveira, diretor de coro e orquestra ítalo-brasileiro , nasceu em Minas Gerais. Depois de concluir os estudos superiores de música em Buenos Aires-Argentina, onde se formou em regência de coro e orquestra, freqüentou a Faculdade de História da Universidade de São Paulo. Entre 1980 e 1984 completou a sua especialização na Europa, estudando na Hungria, Itália, França e Suiça.
De 1978 a 1984 trabalhou na África como musicólogo pesquisador da música tradicional do continente negro. Em Moçambique dirigiu o Coro da Escola Nacional de Música, onde lecionou regência e composição. Em 1988 vence o prêmio Andrè Segovia de regência em Santiago de Compostela, Espanha.
Atualmente é docente do Instituto Superior di Musicologia de Milão e alterna a atividade de diretor de Coro e Orquestra com a de compositor junto a importantes teatros e instituições musicais na Itália, Alemanha, Suiça e Estados Unidos da América.
É também diretor do Coro "Città di Milano" e do Coro "Bat Kol" da Comunidade Hebraica Italiana. É diretor artístico da Associação Cultural Cantosospeso por ele fundada em 1987.
PROGRAMA
El ahuasca – Canto Tradicional do Peru
Saudação Latino-Americana pela Paz e Direitos Humanos
Fernando Leça – Presidente da Fundação Memorial da América Latina
Hanacpachap cussicuinin – Tradicional Quéchua
Cantata n° 4 – Christ lag in todesbanden – J. S. Bach
Homenagem a Enzo Baldoni – Audalio Dantas presidente da ABI – Associação Brasileira de Imprensa
Se equivoco la paloma – Carlos Guastavino
Miserere in do minor – G. B. Pergolesi
1ª Audição nas Américas
Solistas: soprano – Akiko Yonezawa – Japão
Alto – Emanuele Bianchi – Itália
Tenor – José Antonio Palomares – Brasil
Baixo – Davide Rocca – Itália
Serviço:
“Concerto pela paz e pelos direitos humanos e contra todas as guerras”
Coro Cantosospeso
Coral Luther King
Orquestra de Câmara do Teatro Municipal de São Paulo
Local: Saguão do Auditório Simón Bolívar
Data: 22 de agosto
Horário: 20h00
ENTRADA FRANCA
Patrocínio:
Fundação Memorial da América Latina
Assessorato alla Cultura della Provincia di Milano
Comunidade Coral Luther King
Apoio:
ABI – Associação Brasileira de Imprensa
Oboré Projetos Especiais em Comunicação e Artes – SP
Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo,
Teatro Municipal de São Paulo
Sindicato dos Jornalistas de São Paulo
Sindicato dos Químicos e Plásticos de São Paulo.