/governosp
O Memorial da América Latina sediará algumas atividades entorno da questão da cultura científica atual, no âmbito da 2ª edição da Empírika – Feira Ibero americana de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontece nas cidades paulistas de São Paulo, Campinas e Vinhedo neste mês de outubro. A Empírika 2012 é um evento sob a coordenação do Labjor/Unicamp (Laboratório de Jornalismo) e da Universidade de Salamanca e tem o apoio da Univesp – Universidade Virtual do Estado de São Paulo. A participação é gratuita.
A inserção cada vez maior das ciências, tecnologias e inovações (C,T&I) nos mais diferentes âmbitos da vida, caracteriza a chamada cultura científica. Essa atmosfera criada pelas relações entre ciência, tecnologia e sociedade apresenta um dinamismo que possibilita a abertura de brechas para novas formas de pensar a própria ciência, a cultura e o mundo.
A primeira edição da Empírika se deu em 2010 na Espanha, por iniciativa do Centro de Estudos da Ciência, Cultura Científica e Inovação (Fundação 3CIN). Era um esforço para se criar um fórum bienal que propiciasse o intercâmbio de conhecimento e experiências sobre ciência, tecnologia e inovação entre os países ibero-americanos. Dele participaram seis países, 32 instituições científicas e mais de 33 mil pessoas.
Nos dias 23, 24 e 25 de outubro, em instalações montadas na Praça da Sombra, em frente ao Auditório Simón Bolívar, estudantes, professores e o público em geral poderão entrar em contato não apenas com resultados científicos, mas também com as metodologias, processos, teorias e protagonistas da atividade de pesquisa – elementos normalmente associados a universidades e escolas públicas, contudo, muito presente em setores econômicos de base tecnológica. Uma das atrações é a carreta com o Museu Itinerante Ponto UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).
Essas atividades acontecem em paralelo às da Expo Barra Funda, próximo ao Memorial, e à Feira Tecnológica do Centro Paula Souza. Para propiciar aos visitantes o contato e a vivência dos assuntos relacionados à ciência, a Empírika 2012 contará com espaços expositivos, que trarão novidades de instituições científicas, tecnológicas e culturais; atividades de cunho acadêmico, como seminários, palestras e oficinas; além de um espaço virtual, a “Pólis Empírika”, uma cidade virtual do conhecimento, que permitirá a participação à distância em diversas atividades de caráter científico e educativo.
Além da feira gratuita realizada em São Paulo, a Empírika 2012 compreenderá, entre os dias 26 e 27 de outubro, uma outra feira científica que acontecerá no Centro Cultural da Secretaria de Cultura do município de Vinhedo e o II Seminário Internacional Empírika, que ocorrerá no Instituto de Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Campinas. Para saber como participar da Empírika 2012 consulte a página do evento na internet: www.empirika.org.
Serviço
Empírika 2012 – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação
De 23 a 25 de outubro – Expo Barra Funda e Memorial da América Latina
Horários no Memorial: dia 23, das 11h às 21h, dia 24, das 13h às 21h, e dia 25, das 10h às 16h
Museu Itinerante Ponto UFMG
De 26 a 27 de outubro – Unicamp e Vinhedo
Informações: contacto@empirika.org
Entrada Franca