/governosp
O projeto Domingo no Memorial volta no próximo dia 19 de outubro, das 10h às 15h, com diversas atrações para toda a família e entrada franca. Como das outras vezes, o Domingo no Memorial proporciona a experimentação e o contato com as mais diversas linguagens e técnicas artísticas. A idéia é desenvolver nos cidadãos a capacidade de interferir e interagir, estimulando as relações interpessoais e coletivas em lugar do individualismo.
A manhã de domingo ganha um colorido especial com o projeto realizado na área externa do Memorial da América Latina. A iniciativa promove inúmeras atividades gratuitas, como oficinas de lazer e cultura, exposições, peça infantil musical, recreação circense, dança de rua, dança de salão, tai chi chuan, mímica, além de jogos e brincadeiras. As próximas edições, depois de 19 de outubro, serão em 23 de novembro e 21 de dezembro de 2008.
Um dos destaques é a peça Os Saltimbancos, montagem da Cia 4 na Trilha. A versão de Chico Buarque para a obra do italiano Sérgio Bardotti inspirada na fábula recolhida pelos irmãos Grimm. Os Músicos de Bremen narra de forma bem humorada a condição e os direitos da classe trabalhadora, representada aqui por quatro animais. Um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata, que desiludidos com o tratamento recebido pelos seus patrões, e envolvidos por um sistema opressor que os impede de reivindicar seus direitos, resolvem abandonar seus postos e unirem-se em busca da liberdade tornado-se então saltimbancos.
Programação:
PRAÇA CÍVICA
Oficinas de Dança de Rua – A modalidade têm o objetivo de desinibir e exercitar o público. Os resultados são instantâneos e os participantes poderão desenvolver coreografias através dos ritmos trabalhados. Com técnicas de dança de rua, a oficina estimula a interação e a cidadania, além de ensinar novas formas de movimentação e harmonia entre o corpo e o espaço. Oficina com Dudu Matos.
Brincadeiras Voadoras – Com modelos inusitados e instruções de construção de pipas com segurança, a oficina promoverá uma revoada ao final. Com Silvio Voce
Jogos e Brinquedos – são ministradas lições e práticas voltadas à confecção de brinquedos, jogos e instrumentos musicais, entre outros, a partir do uso de materiais descartáveis. A idéia é despertar para a conscientização, além de trabalhar com o lúdico. Oficina será ministrada por Carlos Gomes
Fantoches em Tecido – usando sobras de tecidos e imaginação, são construídos fantoches, permitindo a criação de brincadeiras, estórias e a interação, além de promover a conscientização. Oficina será ministrada por Fernanda Castanho
Recreação Circense – A oficina oferece exercícios de aquecimento e experimentação para desenvolver a expressão corporal. Oficina coordenada por Rosangela Mattos
Parque Lúdico – A criançada vai se divertir a valer nos brinquedos: cama elástica, tobogã, pula-pula, parede de escalada, entre outros.
Maquiagem Artística e Escultura com Balões
SALÃO DE ATOS
Dança de Salão – com o objetivo de desinibir e exercitar, os resultados são instantâneos e os participantes desenvolvem coreografias através dos ritmos trabalhados. Com Matheus Leisnoch.
BIBLIOTECA
Contação de Histórias – O público é levado a um mergulho pelo mundo mágico das estórias. Com Claudio Oliveira
Performance lítero-musical – Sob o nome poético Cortejo de Rosas e inspirada na obra de Guimarães Rosa, histórias brasileiras serão apresentadas ao público. Com Núcleo Caboclinhas (Eelenco: Geni Cavalcante; Luciana Silveira; Marina Fossa; Viviane Victtorin – Pesquisa e encenação: Viviane Victtorin)
Teatro de Fantoches – o mundo mágico das estórias se junta ao reino dos bonecos – Com Vivi Victotin
Mímica & Palhaçadas: A mímica é um delicioso jeito de contar histórias utilizando elementos que preenchem a cena com harmonia, humor e irreverência e esse universo será explorado nessa oficina. Com Sueli Ramalho.
Origami – A arte milenar de dobraduras é exercitada nessa atividade, com curiosidades e dicas.
Mãos & Obras – através das artes plásticas, noções de pintura e artes são ministradas.
Teatro Musical
19/out – 13h – Os Saltimbancos
A Cia. 4 na Trilha encena este espetáculo do autor italiano Sérgio Bardotti, adaptado pelo cantor e compositor brasileiro Chico Buarque de Holanda.
Realização – Memorial da América Latina,
Secretaria Relações Institucionais, Governo do Estado de São Paulo
Patrocínio – Nossa Caixa
Co-Patrocínio – Comatic CCS
Apoio Institucional – CET, Corpo de Bombeiros, Policia Militar, Sabesp
Apoio Cultural – Coats Corrente
Domingo no Memorial
19 Outubro 2008
Horário: 10h às 15h
Livre para todos os Públicos
Entrada Franca
Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade 664
Barra Funda – São Paulo – SP
Acesso: Metrô Barra Funda