/governosp
O Bricabraque
"O Bricabraque" é o nome do espetáculo que o grupo Parlapatões apresenta no projeto Domingo Criança, do Memorial da América Latina. O espetáculo, indicado para crianças a partir de 3 anos, é gratuito e acontece no dia 27, às 11h, no Auditório Simón Bolívar.
A peça fala das aventuras do leiloeiro maluco Bricabraque que narra sua paixão pela pulga Gala. Com texto e direção de Hugo Possolo o espetáculo traz o parlapatão Raul Barretto em um solo cômico recheado de jogos de improviso. A tônica da montagem de "O Bricabraque" é o envolvimento da personagem central com as crianças.
Logo na entrada do teatro, sala do leiloeiro de um mercadão das pulgas, o público recebe um dinheiro de brinquedo, o cabraquês, que permite um dos jogos entre o ator e as crianças. A partir daí, ele oferece a tal história que promete juntar aventura, mistério, romance e tudo mais o que a platéia pedir.
Os recursos plásticos e sonoros servem para reforçar as habilidades do ator nos jogos que alternam as passagens da aventura com a participação provocada (e não-forçada). Tudo visa manter a trama ao mesmo tempo em que se cria um tipo de interação que só é possível entre crianças e palhaços.
No dicionário, bricabraque é um vendedor de bugigangas. "O Bricabraque" dessa história é um vendedor atrapalhado, que confunde o que narra com o que está acontecendo. Ele vende tudo. Em geral, coisas muito antigas: relógios de sol, bules astecas, vitrolas, enfim, o que aparecer na sua frente ele passa nos cobres. A única velharia que não vende de jeito nenhum é um anel que ganhou de sua mãe, antes dela morrer.
Os Parlapatões estão em cartaz atualmente com o Circo Roda Brasil, em conjunto com o grupo Pia Fraus, até 15 de outubro, em lona montada no Memorial.
Produção e Realização: PARLAPATÕES, Patifes & Paspalhões, da Cooperativa Paulista de Teatro
Fotos: Luiz Doro
Serviço:
Dia 27.08
11hs
Auditório Simón Bolívar
Entrada Franca