/governosp
O Memorial da América Latina exibe cinco documentários sobre os mapuche para aqueles que tem interesse em conhecer um pouco mais das peculiaridades desse povo que habita o sul do Chile. As sessões acontecem no Espaço de Vídeo do Pavilhão da Criatividade, nos dias 6 e 7 de setembro, às 14h e às 16h, com entrada franca.
Os documentários fazem parte da exposição "Mapuche: Povo e Cultura Viva", que reúne peças da prataria tradicional, arte têxtil, fotografias históricas e atuais do povo mapuche e permanece aberta ao público até dia 28 de setembro, no Pavilhão da Criatividade.
Dentre os filmes que serão exibidos, quatro são da cineasta Paola Vásquez e fazem parte da série chamada "Mapuches de Ayer y de Hoy", exibida pelo canal a cabo chileno Plug & Play. Realizado em formato de vídeo digital de alta definição, a série tem como protagonistas personagens que utilizam seus conhecimentos ancestrais – a que estão intimamente ligados – para desempenhar as tarefas do cotidiano e, desta maneira, contribuem para a preservação das tradições e dos valores desta cultura milenar.
“O Cruzamento do Caminho”, o primeiro capítulo da série, narra a viagem realizada pelo poeta mapuche Leonel Lienlaf até Alepue, lugar em que viveram seus antepassados. Durante o percurso vão se revelando as motivações que levaram Lienlaf às atividades de poeta e a sua vontade que as próximas gerações de sua família tenham também oportunidade de buscar um futuro melhor.
O segundo episódio, “O Machi de Hualapulli”, mostra o fervor popular que o curandeiro mapuche José Caripán, da comunidade de Hualapulli, desperta em seus seguidores. O documentário traz como antagonistas um grupo de evangélicos mapuche que condenam as cerimônias e rituais realizados por este líder religioso.
“Essência Nativa” é capítulo que nos apresenta Juanito Paillamilla, um jovem mapuche conhecedor das qualidades oferecidas pela natureza e que se dedica à fabricação de óleos essenciais para fins terapêuticos. O rapaz é um bom exemplo de como promover o patrimônio cultural mapuche e manter vivos os costumes do povo.
“Uma cultura matriarcal”, o último documentário da série mostra, através da figura de Ramona Quimen, a importância da mulher mapuche dentro da comunidade. A mulher é responsável por proporcionar alimento à família além de transmitir as tradições e conhecimentos ancestrais às novas gerações.
“O Despojo”, dirigido por Dauno Tótoro, é centrado nos conflitos territoriais entre as comunidades mapuche e o Estado Chileno. Tótoro organiza uma visão geral desta disputa que teve origem com a chegada dos espanhóis e é sentida até a atualidade.
Para saber mais clique aqui.
Exibição de documentários sobre o povo Mapuche
Dia 6 e 7 de setembro
Horários: 14h – “O Cruzamento do Caminho”, O Machi de Hualapulli”,
“Essência Nativa” e "Uma cultura matriarcal”, de Paola Vásquez
16h – “O Despojo”, de Dauno Tótoro
Espaço Vídeo do Pavilhão da Criatividade
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Tel. 3823-4600
Entrada Franca