/governosp
O Memorial da América Latina e o Consulado Geral de Cuba em São Paulo se unem para comemorar o Dia da Cultura Cubana. O evento, que reunirá música, dança, literatura, culinária e, é claro, charutos cubanos, acontecerá no dia 20 de outubro, às 21h, no foyer do Auditório Simón Bolívar. A entrada é gratuita e o visitante só paga o que consumir.
Para comemorar a data, a orquestra Sonora Habanera mostra o que há de melhor na música e na dança cubanas. Formada por músicos cubanos e brasileiros, a orquestra tem um repertório dançante: mambo, guajira, guaracha, cumbia colombiana, merengue, salsa, bolero, danzón, afro-cubanos, pregón e sonoridades inusitadas com estilo próprio.
Enquanto ouve o autêntico Son cubano, o público poderá apreciar as delícias que serão servidas no buffet do Memorial, que venderá pratos (arroz moro, lomo de puerco, yuca con salsa, pan con lechón), bebidas (mojito, cuba libre) e charutos cubanos. Imagens da ilha e de seus principais personagens históricos serão projetadas nas paredes do foyer.
Haverá também uma seleção literária, com um belo recital de poesias cubanas organizado por membros da Associação Nacional de Cubanos Residentes no Brasil José Martí, que recitarão poemas de autoria do mártir e escritor cubano José Martí, do patriota Antonio Guerrero, atualmente preso nos EUA, de Nicolas Guillén e de outros poetas cubanos.
Sobre a data
A celebração do Dia da Cultura Cubana na data de 20 de outubro foi instituída em 1980, em homenagem ao 20 de outubro de 1868, data em que as tropas de libertação popular cubanas, sob a direção de Carlos Manuel de Céspedes libertaram a cidade de Bayamo.
Foi quando o povo cubano, pela primeira vez, cantou o Hino Nacional, chamado "A Bayamesa", expressando o espírito da independência em sua inflamada música e poesia patriótica, canto pleno à insurreição libertadora e à abolição da escravidão e manifestação artística desse profundo e irreversível ato configurador da consciência cubana, expressão e símbolo mais alto e genuíno da cultura nacional.
Assim, a comemoração anual do Dia da Cultura cubana deve-se à necessidade de comemorar o surgimento da cultura cubana independentista, abolicionista, antiimperialista e voltada ao progresso social.
Saiba mais sobre a data no site: www.nacion.cult.cu/sp/diacultura.htm.
Serviço:
Dia da Cultura Cubana
Sexta-feira, 20 de outubro
A partir das 21h
Foyer do Auditório Simón Bolívar – portão 12
Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô)
Entrada franca (só paga o que consumir)
Telefone para informações: (11) 3823-4600