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Todo final de semana prolongado é a mesma coisa: é só ligar o rádio e ouvir a notícia de que milhares de veículos, conduzindo milhões de pessoas, abandonaram a cidade de São Paulo. Se estiver calor, pegaram as estradas que levam ao litoral; no frio, subiram as montanhas. Ou então, os carros simplesmente rumaram para balneários, chácaras, sitios ou casa de familiares no interior.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP) é o culpado. Em 75 anos de existência o órgão público paulista levou conforto e desenvolvimento para os quatro cantos do estado. E aprimorou a prestação de serviços. Em 1934, quando o DER foi criado, não existia infraestrutura para carros e caminhões de transportes em mais da metade do interior paulista. Eram apenas três mil e quinhentos quilômetros de estradas contra os 22 mil quilômetros atuais. E obviamente muitas novidades técnicas surgiram durante os 75 anos de existência do órgão. Um exemplo emblemático são os túneis e viadutos da rodovia Anchieta, inaugurados em 1947.
Para comemorar seus 75 anos, o DER organizou uma exposição com 75 fotos de várias épocas, que se inicia no Memorial, no dia 12 de agosto e segue por outras 13 cidades onde o órgão tem diretorias administrativas (Itapetininga, Cubatão, Taubaté, Campinas, Bauru, Araraquara, Assis, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Araçatuba, Presidente Prudente, Rio Claro e Barretos). A intenção do evento é contar a história e mostrar os serviços e outros trabalhos do DER atualmente.
A exposição 75 anos em 75 imagens do DER mostra as várias prioridades que o órgão teve durante sua existência. Desde o desbravamento de rodovias como a Anhanguera à modernização das Unidades Básicas de Atendimento (UBAs), o DER foi ampliando seu campo de atuação. É parceiro de instituições como a Dersa (autarquia também ligada a Secretário dos Transportes), as concessionárias das rodovias paulistas e Polícia Rodoviária Estadual, trabalhando em conjunto em várias operações especiais nas estradas, além de diversas campanhas educativas. O órgão também está cada vez mais próximo das prefeituras paulistas, já que elas atualmente estão recebendo melhorias mais de 15 mil quilômetros de estradas municipais por meio dos programas Pró-Vicinais e de Pavimentação.
Junto com o aumento de parceiros e quilometragens, o DER melhorou outros serviços acompanhando as novidades tecnológicas. É o caso do Centro de Operações e Informações (COI) que conta com 32 câmaras com informações online para o usuário. Assim, seu departamento de estatística consegue entregar dados baseados nos mais modernos conceitos metodológicos internacionais. Além disso, o site do órgão tem vários outros serviços para o usuário como mapas rodoviários detalhados na seção Web Rotas (http://www.der.sp.gov.br/home.aspx), informes sobre restrições de veículos pesados, notícias e outras informações relacionadas à malha viária. Outro serviço importante é o 0800 55 55 10, para ajudar o motorista a ter uma viagem tranqüila.
Para comemorar e resgatar um pouco da memória desses anos, o DER montou uma exposição itinerante com 75 imagens sobre os seus 75 anos. Além disso, foi possível resgatar algumas curiosidades e números como as que seguem.
Curiosidades históricas
? Washington Luís, quando era Presidente de São Paulo, incrementou o departamento que se tornaria um órgão em 1934. Seu lema era ?governar é construir estradas? e foi homenageado com o nome da SP-310.
? O DER de São Paulo é inaugurado no mesmo ano que o Brasil ganha sua segunda constituição republicana, reivindicação dos paulistas que haviam lutado dois anos antes na revolução Constitucionalista.
? A primeira estrada a ser inaugurada pelo DER foi a rodovia Monteiro Lobato (SP- 050), que liga Taubaté, cidade natal do escritor do Sítio do Picapau Amarelo, a São José dos Campos, em 1935.
? A rodovia Anchieta (SP-150) foi construída em duas etapas. A primeira pista foi inaugurada em 1947 e a segunda (Pista Sul, que tornou-se a da descida da serra), em 1953.
? Quem iniciou a nova Anhanguera (SP-330) foi o governador Ademar de Barros em 1940.
? Anhanguera foi o nome dado pelos índios para um famoso bandeirante do século XVI, Bartolomeu Bueno da Silva, que fazia esse caminho atrás das pedras preciosas.
? Raposo Tavares foi outro bandeirante que desbravou o Oeste Paulista homenageado com nome da SP-270. Uma das suas expedições mais famosa foi a que percorreu mais de 10 mil quilômetros em três anos, do rio Paraguai até a foz do rio Amazonas, no Pará, passando pelo Mato Grosso, Rondônia, Acre e Amazonas.
? Anchieta é uma homenagem ao padre jesuíta e poeta, José de Anchieta, que fundou a cidade de São Paulo.
? Mesmo com a rodovia Anchieta, esteve em atividade por muitos anos a Rodovia Caminho do Mar (SP-149) até a década de 80. Hoje, é possível visitá-la a pé.
? Antes de túneis como os da Anchieta, o corte de morros e outros aclives era a técnica mais comum.
? A rodovia Marechal Rondon (SP-300), que segue de Itu pelo Oeste Paulista, é uma homenagem ao militar , que além de instalar linhas de telégrafo pelo interior do Brasil, é percurssor da política de não agressão aos índios.
? A rodovia Anhanguera foi palco das aventuras do seriado Vigilante Rodoviário, o primeiro seriado feito no Brasil, com o ator Carlos Miranda, que gostou tanto do trabalho que virou policial rodoviário.
? A rodovia Castello Branco (SP-280) foi a primeira estrada brasileira a incorporar, em sua construção, padrões técnicos inovadores, prevendo uma estrada com capacidade para grande volume de veículos, velocidade de até 120 km/h e margem ampla de segurança.
? A política do governo de Franco Montoro para o DER foi priorizar a pavimentação de estradas vicinais pelo interior, democratizando o acesso a benefícios econômicos e sociais. O governo José Serra repete e amplia a política.
? As primeiras concessões de estradas aconteceram no governo Mário Covas. Foram 12 lotes, num total de 3.500 km, com investimentos de R$ 5,7 bilhões e 52 mil novos empregos.
Números do DER
? Em 2008, o DER recebeu 5,6 milhões de atendimento telefônicos e atendeu 367,6 mil veículos na pista.
? 4,8 milhões de acessos foram feitos ao site do DER em 2008
? As obras do DER em 2008 geraram 45 mil empregos diretos e 130 mil indiretos
? Previsão de consumo de 730 mil toneladas de asfalto ou um terço da produção da Petrobras
? O DER conta com 57 Unidades Básicas de Atendimento espalhadas no Estado.
? São 4.014 funcionários trabalhando no DER espalhado pelas suas 14 regionais.
? Durante os feriados mais longos, as estradas paulistas chegam a receber 1,7 milhões de veículos.
Serviço
Exposição 75 anos do DER
Local: Biblioteca Victor Civita no Memorial da América Latina
Data da exposição: 12 a 15 de agosto
Horário: 9h às 18h (sábado: 9h – 15h)
Preço: Grátis