/governosp
Fundação oferece aulas gratuitas de espanhol para iniciantes e de português para imigrantes e refugiados que vivem na capital paulista.
São Paulo – O Memorial da América Latina deu início, na última segunda-feira (11/09), aos cursos de extensão de “Língua espanhola e culturas hispânicas para iniciantes” e de “Português para imigrantes e refugiados da cidade de São Paulo”.
Ao todo, 200 pessoas se inscreveram para o curso de espanhol, havendo a necessidade de fazer uma triagem feita por ordem de chegada para que definisse a turma, com capacidade máxima de 20 participantes. Já o curso de português contou com a presença de oito candidatos.
Os encontros, gratuitos, tiveram início no dia 11 de setembro e vão acontecer sempre na modalidade presencial. Ambos os cursos estão acontecendo na Biblioteca Latino-Americana toda segunda-feira, das 19h às 21.
As aulas são oferecidas por alunos do último ano da Faculdade de Educação e da Faculdade de Letras da Universidade de São Paulo (USP). A coordenação fica a cargo dos docentes Prof. Dr. Fábio Barbosa de Lima (FE-USP), Profª. Drª. Fernanda Ortale (GELHE/ FFLCH – USP) e Prof. Dr. Valdir Heitor Barzotto (FE-USP).
Sobre os cursos
O objetivo dos cursos é propiciar conhecimentos das línguas e das culturas, no tocante aos contextos rotineiros de comunicação: cuidados com a saúde, opções de lazer, direitos e deveres do mundo do trabalho e funcionamento do sistema escolar.
A base teórico-metodológica do curso terá como partida a abordagem intercultural e translíngue, cujos principais pressupostos são: o respeito à diversidade linguístico-cultural e a valorização indenitária de todos os participantes por meio da partilha de informações, da troca de conhecimentos e da construção da solidariedade entre os membros da comunidade de estudantes.
Ambos os cursos têm um viés intercultural, de forma a garantir, também, contribuições a partir da sua cultura para o nosso desenvolvimento. Além das aulas, estão previstas duas oficinas interculturais, a fim de integrar os alunos estrangeiros de português e os alunos brasileiros (aprendizes de espanhol).
A avaliação será formativa, considerando a participação dos alunos nas aulas e nos trabalhos em grupo, a serem solicitados ao longo do curso. Além disso, para a aprovação é exigida a participação em 75% das aulas. O Memorial fornecerá certificado aos alunos aprovados.