/governosp
A Cátedra Unesco Memorial da América Latina apresenta o curso de extensão Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos para a América Latina, sob a orientação do professor José Galizia Tundisi (foto ao lado). As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas no Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL). A Cátedra Unesco Memorial é um programa de estudos apoiados pelas três universidades públicas paulistas (USP, Unicamp e Unesp) e pela Fapesp (Fundação de Âmparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). E conta com a chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) .
Há quem diga que as futuras guerras serão travadas em disputas pela água. Longe disso, é preciso que o uso racional, cooperativo e democrático dos recursos hídricos seja um legado para as próximas gerações. Por isso o tema Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos para a América Latina é oportuno e, no âmbito da Cátedra, será pensado e debatido por quem entende do assunto. Serão abordados os principais problemas de distribuição, usos múltiplos e contaminação de água superficial e subterrânea da América Latina, visando estabelecer a base para uma gestão integrada das bacias hidrográficas. Também serão realizadas visitas técnicas às Represas Billings e Guarapiranga, na Região Metropolitana de São Paulo, Represas Hidroelétricas do Médio Tietê e à Bacia Hidrográfica dos Rios Itaqueri e Lobo e Represa do Lobo/Broa.
Avanços tecnológicos, conceituais e institucionais serão discutidos e a comparação da abordagem e tecnologias disponíveis para os diferentes países da América Latina será enfatizada, face às diferenças culturais, econômicas e ecológicas. O panorama internacional e os critérios de mudanças críticas e seus impactos nos recursos hídricos serão abordados como temas fundamentais para a comparação com os continentes Sul e Centro-Americanos.
Vários especialistas de fama internacional foram convidados para falar sobre tópicos específicos relacionados a este tema central, entre eles: os Recursos Hídricos e Gestão na América Latina, governança dos recursos hídricos nos setores públicos e privados; comparações de abordagem e metodologias; iniciativas e projetos para compartilhar metodologias, tecnologias e sistemas de governança; gestão compartilhada de bacias internacionais: Amazônia e bacia do Prata.
Este curso é preferencialmente destinado a gerentes de recursos hídricos de órgãos estatais e prefeituras; gerentes ambientais de hidroelétricas, gestores de estações de tratamento de água, gerentes de recursos hídricos da indústria e agricultura e a pós-graduandos da área de recursos hídricos nos estágios finais dos seus programas de doutorado ou mestrado, entre outros interessados.
Há ainda um especial interesse em pesquisadores de fora de São Paulo. Para eles são oferecidas até sete bolsas de estudos, preferencialmente para estudantes estrangeiros oriundos de países latino-americanos ou para alunos provenientes de outros estados brasileiros. Os selecionados serão aceitos para atuar no período integral e terão a oportunidade de ter um contato estreito com a vida cultural universitária paulista, ao mesmo tempo em que profundarão seu conhecimento sobre a América Latina.
Em sua chegada a São Paulo e durante sua estadia, os bolsistas receberão integral apoio do Memorial para obtenção de documentos consulares (nos casos em que isso for necessário), plano de saúde e alojamento. A passagem aérea de ida e volta ficará por conta do interessado, salvo em casos excepcionais a serem analisados pela Coordenação da Cátedra.
O Memorial se encarregará dos seguintes custos da participação dos bolsistas:
• bolsa de estudos (durante quatro meses) no valor mensal de US$ 1,200.00;
• seguro saúde.
O Memorial coloca à disposição setenta vagas para o curso, assim distribuídas: vinte para alunos regulares e cinquenta para ouvintes. Para se inscrever é necessário apresentar o currículo e o certificado de matrícula ou de conclusão de curso superior. Os vinte alunos escolhidos como regulares, incluindo os bolsistas, participarão plenamente do programa de investigação da Cátedra e receberão um certificado especial, chancelado por uma das universidades parceiras, após a entrega de monografia. Esse trabalho de conclusão do curso poderá ser publicado pelo Memorial.
A Cátedra Unesco Memorial da América Latina, módulo Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos para a América Latina, publicará um livro como produto final do programa. A publicação contará com experiências de gestão integrada de recursos hídricos no Brasil e em outros países da América Latina. Deverá ser dada ênfase às experiências em governança da água; tecnologias para recuperação de sistemas aquáticos; proteção de mananciais; técnicas de reuso e conservação da água; técnicas de gestão no setor público e privado. Água e economia regional nos diferentes países da América Latina.
Conheça os temas das palestras:
1. O ciclo hidrológico e as principais reservas de água no planeta Terra: águas superficiais e subterrâneas.
2. Distribuição mundial dos recursos hídricos, usos múltiplos da água e projeções para o futuro (2100). Os principais ecosistemas aquáticos continentais e as reservas de água do continente Sul e Centro-Americano.
3. A deterioração das reservas de água e dos mananciais: causas e consequências.
3.1. Contaminação hídrica
3.2. Urbanização e seu impacto
3.3. Introdução de espécies exóticas nos ecossistemas aquáticos
3.4. Eutrofização e suas consequências
3.5. Água e saúde humana: Vulnerabilidade e segurança coletiva da população
4. Usos múltiplos dos recursos hídricos para atividade humana e retirada de água
4.1. Hidroeletricidade
4.2. Agricultura
4.3. Abastecimento público
4.4. Navegação e transporte
4.5. Turismo e recreação
5. Água e economia
5.1. O valor econômico da água
5.2. Teoria e discussão sobre água como um bem comum da comunidade ou uma comodidade com valor econômico
5.3. Água, indústria e economia
5.4. Valoração dos serviços ambientais dos sistemas aquáticos
6. Planejamento e gestão dos Recursos Hídricos
6.1. A bacia hidrográfica como unidade de gestão e planejamento
6.2. A evolução mundial do processo de gestão e governança de recursos hídricos
6.3. Experiências regionais de gestão de recursos hídricos; Europa e países da América Latina
6.4. Instrumentos legais, legislação de apoio ao planejamento e gestão
6.5. Planejamento e gestão territorial
6.6. Novos paradigmas para o planejamento e gestão de recursos hídricos
7. Tecnologias e metodologias para a gestão integrada dos recursos hídricos
7.1. Métodos ecos-tecnológicos e eco-hidrologia para a gestão de bacias hidrográficas
7.2. Monitoramento de recursos hídricos (água, represas e áreas alagadas) como instrumento de gestão
7.3. Aplicações de tecnologias nos ecossistemas aquáticos;
7.4. Reuso e conservação da água. Tratamento: avanços concetuais e tecnológicos presentes. Avanços tecnológicos no tratamento da água.
8. Integração de pesquisa, gerenciamento e políticas pública
9. Avanços na legislação e adequação de ações. Legislação em diferentes países da Europa, na América do Norte e América Latina
10. Exemplos de gerenciamento integrado e desenvolvimento sustentável na gestão de recursos hídricos
11. Descrição de problemas de gestão, planejamento e tecnologias aplicadas em países da América Latina
12. Recursos Hídricos e Mudanças Climáticas: adaptações institucionais e tecnológicas
13. Problema especial: Água no semi-árido brasileiro. Exemplos de gestão e adaptação a escassez. Água em semi-árido das Américas do Sul e Central
14. Problema especial: Recursos hídricos na Amazônia. Compartilhamento de ações dos países amazônicos
15. Problema especial: Urbanização e gestão de recursos hídricos
16. Problema especial: A gestão de recursos hídricos na bacia do Prata e Aquifero Guarani
17. Água no terceiro milênio: Perspectivas e desafios.
17.1. O panorama internacional
17.2. Principais temas críticos para a pesquisa e gestão dos recursos hídricos
17.3. Prioridades para a América Latina e o panorama internacional. Proteção e conservação de recursos hídricos; saneamento básico, avanços tecnológicos necessários. Educação para recursos hídricos: Desafíos e perspectivas.
Serviço:
“Curso de extensão: Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos para a América Latina”
Cátedra Unesco/Memorial da América Latina
Período: Março a junho de 2012
Aulas às segundas-feiras, das 14h às 18h
Local: Centro Brasileiro de Estudos da América Latina
Anexo dos Congressistas, portão 12.
Catedrático: José Galizia Tundisi
Para se inscrever gratuitamente, é necessário apresentar:
– Currículo
– Certificado de matrícula ou certificado de conclusão do curso superior
– RG ou equivalente legal
Esses documentos devem ser encaminhados para o e-mail:catedra@memorial.sp.gov.br ou entregues pessoalmente no Memorial da América Latina – Anexo dos Congressistas – CBEAL, Portão 12, no horário das 10:00 ás 18:00 horas, de segunda a sexta. Mais informações: catedra@memorial.sp.gov.br ou (55 11) 3823-4602 / 4603.
Saiba mais sobre a Cátedra Unesco Memorial da América Latina