/governosp
O quarto módulo da Cátedra Memorial da América Latina terá início no próximo dia 3 de agosto, às 19h, com uma aula aberta ao público na Biblioteca Latino-Americana Victor Civita. A aula inaugural inclui a palestra ?Cooperação Internacional: Parceria e Solidariedade?, de Jacob Palis Junior, presidente da Academia brasileira de Ciências, e a mesa-redonda ?Internacionalização e desenvolvimento em Ciência e Tecnologia: A Divisão das Universidades Públicas Paulistas?, que terá como debatedores os três reitores das universidades públicas de São Paulo (USP, Unicamp e UNESP, mantenedoras da Cátedra), além do catedrático deste módulo, Hernan Chaimovich.
A Cátedra Memorial da América Latina é um projeto acadêmico que une a Fundação Memorial, por meio do seu Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL) e as três universidades públicas paulistas: USP, Unicamp e Unesp. Trata-se de programa de pesquisa e docência desenvolvido semestralmente por pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, de comprovada competência em suas áreas.
Já foram catedráticos os professores doutores José Augusto Nogueira Horta (módulo Energia), José Goldenberg (módulo Meio ambiente) e Carlos Romero (módulo Comércio e Desenvolvimento). O tema deste módulo que se inicia é ?Ciência, Tecnologia e Atividade Econômica na América Latina? e o curso tem como objetivo mostrar, na prática, a importância da Ciência e Tecnologia para as atividades econômicas na América Latina e sua relação com o Brasil.
Além do catedrático Prof. Dr. Hernan Chaimovich, o curso e terá a participação de palestrantes provenientes da Academia, de órgãos governamentais e de empresas privadas, proporcionando visões diversificadas sobre os temas desenvolvidos.
Apresentação:
Neste segundo semestre de 2009, a Cátedra Memorial da América Latina oferece boa oportunidade para estudantes e interessados em geral nas relações entre Ciência, Tecnologia e Atividade Econômica na América Latina. É que um conjunto de cientistas, diplomatas e empresários – alguns ocupando posições de destaque no Brasil – apresentará em atividades abertas suas visões sobre este tema a partir das suas experiências.
Análises recentes sugerem que a ciência produzida no continente não criou ligações virtuosas com os atores socialmente relevantes, estando majoritariamente determinada pelos caminhos seguidos pelos países centrais. Outros estudos apontam para o pouco impacto da ciência produzida na América latina no contexto mundial.
Tendo isso como pano de fundo, é preciso dizer primeiramente que há grande diversidade no nível de desenvolvimento de C&T&I na América Latina. Neste contexto, o Brasil se destaca, pois sua produção científica continua a ocupar cada vez mais espaço no mundo, ao mesmo tempo em que crescentemente incorpora-se ciência e tecnologia em segmentos importantes da produção nacional.
Estes movimentos simultâneos sugerem novos padrões nas relações entre o Brasil e os países do continente. Assim, esta realidade brasileira, onde ciência e tecnologia se inserem crescentemente no tecido social, gera a necessidade de reexaminar as relações científicas, culturais e econômicas com a América Latina. Os palestrantes mostrarão um novo quadro onde as questões levantadas acima serão abordadas pelos próprios atores responsáveis por parte significativa destas mudanças.
Catedrático:
Prof. Dr. Hernan Chaimovich – Bioquímico, Doutor em Ciências Biológicas, Professor Titular do Instituto de Química (IQ) da Universidade de São Paulo(USP) é Vice-Presidente da Academia Brasileira de Ciências e Presidente da InterAmerican Network of Academies of Science (IANAS), Membro do Conselho Editorial de Ciência e Cultura (SBPC), Estudos Avançados (IEA-USP) e do Electronic Journal of Biotechnology.
Sua reflexão sobre política científica e ensino superior resultaram na publicação de artigos em revistas especializadas, jornais e revistas, bem como capítulos de livros. Estas atividades o levaram a ocupar posições executivas como: Pró-Reitor de Pesquisa da USP, Diretor do IQ-USP, Vice-Diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP, Chefe do Departamento de Bioquímica do IQ-USP, Coordenador do Curso de Ciências Moleculares da USP, Presidente da Sociedade Brasileira de Bioquímica, Vice-Presidente para Relações Externas do Conselho Internacional para a Ciência (ICSU), Diretor da Associação Panamericana de Bioquímica e Biologia Molecular (PABMB).
Informações:
Duração do curso: 4 meses
Início: 03/08/2009 – Término: 29/11/2009
Periodicidade: 1 aula semanal (segundas-feiras)
Horário: das 19:00 às 22:00 horas
Local: Memorial da América Latina ? Anexo dos Congressistas ? Portão 12
Mais informações: (11) 3823-4603 (Rosângela)/ (11) 3823-4728 (Eduardo)
Aula inaugural do 4º módulo da cátedra Memorial da América Latina
Ciência, Tecnologia e Atividade Econômica na América Latina
Data: 3 de agosto de 2009
Horário: 19h
Memorial da América Latina/ Biblioteca Latino-americana Victor Civita
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda
Entrada pelos portões 5 e 6
Entrada franca
Tel. (11) 3823-4780