/governosp
O Centro Brasileiro de Estudos Latino-americanos (CBEAL) do Memorial da América Latina superou o número de inscrições para as bolsas CBEAL e Cátedra de Integração da América Latina UNESCO/UNITWIN.
O edital foi publicado no dia 7 de junho, no Diário Oficial da União, e alcançou um número de candidatos maior do que o esperado. Ao todo, foram 42 propostas para as bolsas CBEAL e 22 para as bolsas de estudos da Cátedra.
Vale ressaltar que a Fundação disponibilizou 10 bolsas para desde graduandos com iniciação científica até pós-doutores e 5 bolsas da Cátedra para doutorandos até pós-doutor.
As linhas de pesquisas são todas voltadas para estudos de gênero e serão orientadas pela professora-doutora Mirlene Fátima Simões Wexell Severo, da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara (UNESP/FCLAR) no Departamento de Ciências Sociais, e a professora-orientadora María Dolores Aybar Ramírez, do Programa de Pós-Graduação de Língua espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana (FFLCH/USP).
Confira os 10 projetos convocados de pesquisadores que vão desenvolver a pesquisa para a Bolsa CBEAL:
1 – DAYANE NASCIMENTO SOBREIRA, RG nº 3.751.113, título do trabalho “De uma semente paraibana a marcha das margaridas surge: memória histórica e feminismo rural no Brasil”.
2 – ALANNA SOUTO CARDOSO, RG nº 3328434, título do trabalho “As autoras amazônidas: gênero, raça e produção científica comunitária: a experiência do Instituto de Pesquisa Projeto Cartografando Saberes (IPPCS)”.
3 – ANDREZZA JAQUIER PIGOZZO DE OLIVEIRA, RG nº 40.162.028-1, título do trabalho “Feminismos e gênero no Brasil e na Argentina: uma leitura comparada da produção de conhecimento de mulheres nas IES”.
4 – THAIS BECKER DE CAMPOS, RG nº 8831520, título do trabalho “Maternidade e Carreira Científica: impactos para a produtividade e saúde mental das mulheres pesquisadoras”.
5 – MANUELA BEZERRA GOUVEIA DE ANDRADE, RG nº 5.917.302, título do trabalho “O pesadelo colonial no cinema latino-americano sob a ótica feminina: As narrativas das mulheres ameríndias e brancas enquanto agentes epistemológicos”.
6 – RACHEL VALLEGO RODRIGUES, RG nº 6.834.269-4, título do trabalho “Aracy Amaral e a América Latina: uma revisão crítica da doação efetuada ao acervo e à biblioteca MAC USP”.
7 – THAIS BATISTA ROSA MOREIRA, RG nº 42.042.563-9, título do trabalho “Precursoras feministas: uma análise comparada das trajetórias de Mariana Coelho e Elvira López (Brasil e Argentina)”.
8 – BRUNA LETICIA ROSÁRIO DA SILVA, RG nº 7263987, título do trabalho “O papel social das mulheres nas ciências da saúde no Brasil: as contribuições de Nise da Silveira”.
9 – LUCAS DUARTE KELLY, RG nº 27538827-0, título do trabalho “O ilê aiyê da linguagem da programação: uma contradição performativa das mulheres negras no setor de tecnologia da informação no Brasil”.
10 – DENISE CRISTINA DE MELO, RG nº 52.189.541-8, título do trabalho “Tecendo brechas: feminismo comunitário antipatriarcal, arte e autonomismo na Bolívia”.
Confira os 5 projetos de pesquisadores convocados para desenvolver a pesquisa pelas Bolsas de Pesquisa Cátedra/Rede de Cooperação UNITWIN/UNESCO para integração da América Latina:
1- NADIA AYELEN MEDAIL, RNE nº V926926-0, título do trabalho “O (in)visible college mitraliano em Brasil: Contatos de Gabriela Mistral com autoras brasileiras durante sua estadia como consulesa em Petrópolis”.
2- DÉBORA MACHADO VISINI, RG nº 44.640.681-8, título do trabalho “Entre insurgências e coalizões: A contribuição brasileira na produção de intervenções coletivas promovidas no contexto latino-americano pela Chana com Chana (década de 1980) e pela Marcha das Margaridas (década de 2000)”.
3- BÁRBARA LISSA ALVES DE CAMPOS, RG nº MG-15.711.490, título do trabalho “Espelho sem reflexo: estranhamento e familiaridade nas escritas de si”.
4 – LUCIANA MARTINS DIOGO, RG nº 29.466.134-7, título do trabalho “ARQUEOLOGIA DA INVENÇÃO LITERÁRIA: Testemunhos e experimentos de escrita ficcional nos diários e cartas das autoras negras Maria Firmina dos Reis, Ruth Guimarães, Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo à luz das teorias críticas das intelectuais negras Virgínia Bicudo, Neusa Santos Sousa, Beatriz Nascimento, Lélia Gonzalez e Denise Ferreira da Silva”.
5- MARIA CLARA MARTINS CAVALCANTI, RG nº 65.959.146-7, título do trabalho “ECO LITERÁRIO RESSOANDO NA HISTÓRIA: Mulheres escritoras nos Cadernos Negros”.
A chamada pública visou selecionar pesquisadores para concessão de bolsas de pesquisa e extensão, promovendo o incentivo à produção de trabalhos originais relacionados aos estudos de gênero na América Latina.
O auxílio financeiro para os novos bolsistas é de R$ 1.500 mensais para cada pesquisador selecionado, durante quatro meses.