/governosp
São Paulo, 10 de dezembro de 2008.
Para fechar a programação da série Conexão Latina de 2008, o Memorial da América Latina recebe o Cuca – Coral da PUC, e os grupos folclóricos Alma Guarani e Raza Índia para show exclusivo. O encontro acontece no dia 19 de dezembro, às 21h, no Auditório Simon Bolívar, com entrada franca.
Sob regência de seu fundador, o maestro Renato Teixeira Lopes, o CUCA conta hoje com 40 vozes – são ex-alunos, alunos, professores e integrantes da comunidade universitária que se apresentam voluntariamente. O coral já participou de festivais e encontros de caráter nacional e representou o Brasil e a PUC no FICU – Festival Internacional de Coros Universitários em Valência, na Espanha, em 1998.
Nos anos de 2003 e 2004, o CUCA comemorou seus 30 anos com a montagem do musical “30 Anos Cantando História”, com direção cênica de Lucia Merlino. O espetáculo ganhou os palcos do Teatro Tuca, Teatro São Pedro, Museu da Casa Brasileira e outros espaços da capital.
No ano seguinte, apresentou o Projeto “Vibrações” com arranjos especiais das músicas do compositor Toquinho. Em paralelo a esse trabalho, organizou um poutpourri de frevos de autores diversos e “Sambas” de Lupicínio Rodrigues.
Em 2008, o grupo trabalhou com músicas brasileiras e latino-americanas de vários estilos e se apresentou em eventos particulares e institucionais. Paralelamente, pré-estreou no mês de setembro, a montagem “Eis o Homem”, com direção cênica de Pablo Moreira, que narra passagens da história da presença de Jesus na terra, através de músicas cantadas pelo cancioneiro popular.
Grupo Folklórico Alma Guarani
Em 1996, surgiu em São Paulo, o grupo de dança folclórica do Paraguai, “Renacer”. A idéia nasceu da necessidade de ter um representante da cultura paraguaia na Festa das Nações que se realizou naquele ano na Igreja Nossa Senhora da Paz, no bairro da Liberdade.
Há alguns anos mudou seu nome para “Grupo Folklórico Alma Guarani” justamente por agregar pessoas de várias origens, mas de alma guarani, amantes da cultura e da arte paraguaia.
Danças e músicas são apresentadas numa rica, alegre e viva demonstração da beleza, graça e força da mulher e do cavalheirismo e garbo do homem.
O Grupo Folklórico Alma Guarani já esteve presente em vários e importantes eventos de São Paulo, como o 36º e 37º Festival Internacional de Danças Folclóricas, Día de La Hispanidad, Festa das Nações, em Ribeirão Pires e Santo André, Encontro da Juventude em Jundiaí e no Lions Clube de São Paulo.
Raza Índia
Formado integrantes bolivianos, o grupo se dedica em manter vivos os ritmos e danças folclóricas tradicionais da Bolívia, como as morenadas, timbós, tonadas, taquiraris. A Bolívia possui umas das mais singulares músicas do continente.
Charangos, zampoñas, pinquillos, bombos, pincullos, enfim, todos os instrumentos regionais aparecem em perfeita harmonia, com a direção musical de José Ortiz. O maestro, além de um grande conhecedor da música boliviana, é um impecável executante da quina, flauta feita de canudo único de bambu, dificílima de tocar.
Serviço:
Conexão Latina: Cuca (Coral da PUC) e Grupos Folclóricos Latino-Americanos
Data: 19 de dexembro, sexta-feira
Horário: 21h
Memorial da América Latina/ Auditório Simón Bolívar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô)
Tel. (11) 3823-4600
Entrada Franca – Retirar ingressos no dia 19 de dezembro, a partir das 14h, na bilheteria