/governosp
O espetáculo de hoje da série Conexão Latina oferece uma parceria musical e de gerações que promete eletrizar o Auditório Simon Bolívar. No palco, o encontro inédito de ritmos que vão da música popular brasileira ao pop-rock latino, passando pelo erudito e por improvisações da parceria entre o sanfoneiro Toninho Ferragutti e a banda Oficina Latina.
As duas vertentes da música latino-americana se conectam em alguns momentos do show, embora cada uma se apresente individualmente. “Toninho é um dos melhores acordeonistas do mundo, pois alem de tocar bem tem muito bom gosto. Toca estilos diferentes sem preconceito, o que ele quer é tocar bem”, diz sobre ele ninguém menos do que Hermeto Paschoal. Já a banda Oficina Latina, cujo líder é o chileno Pedro La Colina, o mesmo do Havana Club e dos Hertbreakers, traz uma novidade. Para esquentar o público, um casal de professores de dança, Alex e Priscila, dão uma aula rápida de passos de ritmos caribenhos meia hora antes do início do show, no foyer do auditório.
A banda Oficina Latina tem no seu repertório os principais hits do Pop-Rock Latino. Interpretam com alegria e descontração próprias musicas dos repertórios de artistas como Shakira (incluindo seu grande sucesso “La Tortura”), Ricky Martin, Maná, Juanes, Jennifer Lopez, Alejandro Sanz, Cristina Aguilera, Carlos Vives e muitos outros.
Paulista de Socorro, o músico, compositor e arranjador Toninho Ferragutti teve iniciação erudita, especializou-se como acordeonista e traz no seu extenso currículo a indicação ao Grammy Latino de 2000 por seu CD “Sanfonemas”. Seu ultimo trabalho, “Nem Sol Nem Lua” também esteve na lista dos indicados ao mesmo prêmio em 2006 na categoria de música instrumental. Sobre esse trabalho, o crítico Turíbio SantosToninho escreveu "Ferragutti traz em seu acordeon a síntese de todos os grandes acordeonistas brasileiros e, ao mesmo tempo, é um instrumentista singular, com personalidade e som próprios e únicos, que praticamente reinventam o instrumento. Além disso, é um excelente compositor, à altura do instrumentista. Seu mais recente disco "Nem Sol, Nem Lua", lançado há pouco, é a prova disto e é, na minha opinião, um dos melhores discos deste ano pródigo em excelentes lançamentos. Além de sua carreira solo, Toninho tem iluminado com seu acordeon os discos dos mais diversos artistas".
A obra autoral de Ferragutti consiste em trabalhar com gêneros em que o acordeon é a marca registrada, conseguindo aliar toda a sua experiência de longas horas de chôro, forros, gafieira e chamamés a um apurado conhecimento musical. Segundo o maestro, compositor e pianista Nelson Ayres, “disputado quase a tapas por todos os artistas, Toninho Ferragutti é o nome mais importante do acordeon moderno brasileiro. È um improvisador de fluência assombrosa, e como compositor, consegue uma incrível sofisticação a partir de idéias simples”. O resultado são composições surpreendentes e inspiradas. O sanfoneiro procura sempre sofisticar seus temas com idéias originais, respirações, dinâmicas e timbres cuidadosos dando a o seu show uma mescla de música popular, erudita e improvisações
Discografia de Ferragutti:
Oferenda – cd em duo com o maestro e saxofonista Roberto Sion/Japão – Eldorado -1996
Sanfonema – Primeiro cd solo, Pau Brasil – 2000
Mpbaby – Cd de músicas infantis para Pais e Filhos – MCD
Nem sol, nem lua – Cd autoral com 11 composições, gravado ae arranjado para acordeon e quinteto de cordas, indicado ao Premio Tim como melhor cd de música instrumental 2006, participação especial do Quinteto da Paraiba – Biscoito fino/2006
Trio 202 – com Nelson Ayres e Ulisses Rocha – gravado ao vivo em New York, na Jazz Standart, Azul Music/2008
Repertório previsto para esta noite:
Oficina Latina
1. Vivir Sin Aire (Maná)
2. El Beso Del Final (Christina Aguilera)
3. Fragilidad (Sting)
4. A Fuego Lento (Rosana)
5. Tu Corazón (Alejandro Sanz)
6. Corazón Partio (Alejandro Sanz)
7. Color Esperanza (Diego Torres)
8. Falta Amor (Maná)
9. Arde El Cielo (Maná)
10. Corazón Espinado (Maná)
11. Me Fallaste (Oscar D’león)
12. La Tortura (Alejandro Sanz)
13. Pa’ Mayté (Carlos Vives)
14. Déjame Entrar (Carlos Vives)
15. Como Tu (Carlos Vives)
16. La Tierra Del Olvido (Carlos Vives)
17. Tengo Que Decirte Algo (Gloria Estefan)
18. Contigo En La Distancia (César Portillo De La Luz)
Toninho Ferragutti
1. Sanfoneon
2. Sanfonema
3. Forro Classudo
4. Nem Sol Nem Lua
5. Na Sombra da Asa Branca
6. Trilha Luzeros – 1
7. Trilha Luzeros – 2
8. Trilha Luzeros – 3
9. Eu Quero é Sossego
10. Merceditas
Serviço: Oficina Latina & Toninho Ferragutti
Data: 25 de setembro de 2009
Horário: 21h
Ingressos: R$ 15,00 (Bilheteria dia 24, das 14 às 19h, e no dia 25, a partir das 14h)
Livre para todos os públicos
Memorial da América Latina/ Auditório Simón Bolívar
Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô).
Tel. (11) 3823-4600.