
A Casa Venezuela, com o apoio institucional do Memorial da América Latina, convida a todas as pessoas a participarem e compartilharem suas histórias no Concurso de Contos “Recorrido”.
Com o objetivo de promover a literatura como espaço de expressão e reflexão sobre a experiência migratória, o concurso está com inscrições abertas até o dia 30 de outubro de 2025, às 12h (horário de Brasília).
Podem participar pessoas maiores de 18 anos, de qualquer nacionalidade, que atualmente residam no Brasil. Cada participante poderá inscrever um único conto, escrito em espanhol, português, francês ou inglês, com tema livre dentro do universo da migração, seja por meio de relatos fictícios ou inspirados em vivências reais.
Os contos selecionados receberão reconhecimento público e farão parte de uma antologia literária organizada pela Casa Venezuela, a ser publicada posteriormente. O júri será formado por especialistas das áreas de literatura, jornalismo e cultura.
O Memorial da América Latina tem orgulho de apoiar iniciativas que fortalecem a diversidade de vozes e narrativas que compõem a riqueza cultural da nossa região.
📧 Dúvidas e inscrições: concursorecorrido@gmail.com
Acesse o regulamento completo abaixo e saiba como participar.
CONCURSO DE CONTOS “RECORRIDO”
A Casa Venezuela, com o apoio institucional do Memorial da América Latina, convoca a primeira edição do CONCURSO DE CONTOS “RECORRIDO”, com o objetivo de fomentar a criatividade literária como forma de expressão para evidenciar experiências e relatos sobre migração.
REGRAS
- Poderão participar pessoas maiores de 18 anos, de qualquer nacionalidade, que residam no Brasil.
- Será admitido apenas um conto por autor.
- Os contos devem abordar o tema da migração, podendo ser relatos de ficção ou baseados em fatos reais.
- Os contos deverão ser originais e inéditos, escritos em espanhol, português, francês ou inglês; não podem ter sido premiados em outros concursos nem estarem pendentes de decisão em outro certame.
- Cada conto deverá ter, no mínimo, 4.500 caracteres com espaços e, no máximo, 10.000 caracteres com espaço.
- No mesmo arquivo do conto, em página à parte, devem constar: nome completo, idade, nacionalidade, endereço, telefone e e‑mail do autor.
- Os contos deverão ser enviados em formato .doc e o arquivo deve ser nomeado com o título do conto seguido do nome do autor (Ex.: Título do Conto_Nome do Autor).
- Os contos deverão ser enviados para o e‑mail concursorecorrido@gmail.com a partir da publicação destas regras até 30 de outubro, às 12h.
- O júri será composto por acadêmicos, escritores e jornalistas da área cultural; seu parecer será inapelável.
- O veredicto sobre os TRÊS CONTOS VENCEDORES será divulgado em 28 de novembro, quando também será anunciada a data da cerimônia de premiação. O júri poderá conceder, se considerar conveniente, menções ou recomendações honoríficas.
- Em sessão solene, será conferido reconhecimento aos vencedores. Além disso, os contos vencedores serão publicados em uma antologia organizada pela Casa Venezuela.
- Os autores conservam os direitos sobre suas obras; entretanto, a Casa Venezuela e o Memorial da América Latina reservam‑se ao direito de publicar os contos vencedores, finalistas e os das menções honoríficas, no prazo máximo de dois (2) anos, mencionando sempre a autoria.
- Tudo o que não estiver previsto nestas regras será resolvido pelo Comitê Organizador.
- A participação no concurso implica a aceitação total destas regras.