/governosp
O Auditório Simón Bolívar, da Fundação Memorial da América Latina, recebe a Companhia de Danças da Bielorrússia, para duas apresentações. Com mais de 50 anos de trajetória, a Companhia de Danças da Bielorrússia é reconhecida não só em seu país, mas em toda a Europa, como um dos grupos mais bem-sucedidos ao preservar as tradições históricas da cultura local, traduzindo-as para uma linguagem contemporânea. O espetáculo é dedicado ao folclore russo e eslavo, em dois atos. Apresentam-se com trajes típicos onze casais de dançarinos e um conjunto musical, formado por instrumentos musicais como o acordeon e o tsimbal, com suas impressionantes 78 cordas.
Dirigida por Valentin Dudkevich, mestre em balé, hoje a Companhia de Danças da Bielorrússia conta com mais de 120 artistas, entre bailarinos e músicos, o que a permite manter dois grupos em turnês simultâneas. O repertório também é vasto: são mais de 50 obras, combinadas em diversos programas, que vão desde o mais tradicional folclore bielorrusso à danças típicas de povos que imigraram para aquele país. Já a cenografia faz referência à vida nos povoados e aos trabalhos no campo, evocados por festas dedicadas ao plantio e à colheita.
Com turnês bem-sucedidas em países como China, Estados Unidos, Itália, França, Espanha, Alemanha, Egito, Líbano e também no Brasil, onde esteve em 2008, o grupo tem entre as honrarias mais importantes recebidas por sua contribuição à cultura bielorrussa os títulos de “Companhia Emérita da Bielo-Rússia” e “Artista Emérito da República da Bielo-Rússia”.
Serviço:
Companhia de Danças da Bielorrússia
Dias 03/12, sábado, 21h, e 04/12, domingo, 19h
Valor do ingresso R$ 50,00 e meia-entrada
Bilheteria: dia 02, das 14 às 19h, e dias 03 e 04, a partir das 14h
Auditório Simó Bolívar/ Fundação Memorial da América Latina
Portões 12 (público) e 15 (estacionamento a R$ 10,00)